PROAP vai à escola ressaltar a importância do brincar na infância

O PROAP, cuja sigla agora significa Programa de Atenção e Acompanhamento Pedagógico e Psicossocial a Estudantes, tem estado cada vez mais presente no seio das escolas franciscanas, seja com ações preventivas ou participando de programações elaboradas pelas unidades escolares da rede municipal de ensino. Na última sexta-feira (17), uma fonoaudióloga e uma terapeuta ocupacional do programa estiveram nas escolas Bartolomeu dos Santos e São Bento das Lajes contribuindo com a equipe escolar em uma reunião de pais.

O convite feito ao PROAP partiu da gestão escolar, que “tem trabalhado com o resgate das brincadeiras antigas”, informou a vice-diretora Jaciara dos Santos Vieira, que completou, “aproveitamos para sensibilizar a família para a importância do brincar na infância. O Dia da Família na escola foi muito produtivo com informação e muita diversão!”.

Segundo a fonoaudióloga Viviane Santana, “a importância do brincar foi abordado levando os pais a uma reflexão de como o brincar é importante para o desenvolvimento motor, emocional, sensorial e social das crianças. Abordamos também a importância do brincar sensorial, estimulando os sentidos, que ajudará na integração destes, facilitando o processo de aprendizagem nas suas diversas esferas: aprendizado corporal, aprendizado sobre si mesmo, sobre o mundo, aprendizado pedagógico”.

Além disso, “enfatizamos os benefícios do brincar e os aprendizados que trazem a criança quando ela brinca, bem como levamos a reflexão a respeito dos riscos que se tem em deixar que as crianças estejam expostas a equipamentos tecnológicos, ao invés de brincar, e, por fim, levamos os pais a uma reflexão sobre como o brincar favorece a relação pai-filho e o estabelecimento desse vínculo, tão importante para o desenvolvimento das crianças”, reforçou a terapeuta ocupacional Ester Góes.