Professores foram homenageados com palestra do Doutor César Nunes, em São Francisco do Conde

palestra cesar nunes 4

O Dia do Professor, que é celebrado em 15 de outubro, foi comemorado em São Francisco do Conde com uma palestra do professor Dr. César Nunes, na manhã desta sexta-feira (14), com o tema O professor faz a diferença: novos sujeitos, novas tendências e novos territórios, na Câmara de Vereadores do município. Na mesa solene do evento estiveram presentes a secretaria da Educação – Ana Christina Oliveira, a subsecretária – Ússula Flávia e a coordenadora do Sistema Aprende Brasil da Positivo no Nordeste – Maria Cristina Rodrigues.

Estamos hoje aqui para homenagear esses grandes profissionais que são vocês professores. Vocês merecem todo nosso respeito. O professor é o descobridor de talentos, aquele que transforma a realidade, que ilumina vidas e faz um trabalho muito bonito, um trabalho árduo. Agradeço pela oportunidade que a secretaria me deu de estar nesse momento de homenagem”, declarou a coordenadora do Sistema Aprende Brasil da Positivo no Nordeste – Maria Cristina Rodrigues.

palestra cesar nunes 3

Vocês são fundamentais na nossa trajetória da educação do município. Por isso, quero agradecer a cada um de vocês que junto com a editora Positivo e a equipe da Secretaria da Educação fizeram a gente acreditar que é possível mudar os rumos da educação na nossa cidade. Agradeço pela contribuição e dedicação de cada um. Parabéns pelo dia de vocês”, enfatizou a subsecretária – Ússula Flávia.

Após a abertura solene do evento, os professores ficaram maravilhados com a palestra do professor César Nunes que, ao final, foi aplaudido de pé pelo auditório lotado da Câmara de Vereadores. O educador trouxe na palestra as suas vivências, desde a infância até o momento acadêmico, e procurou alertar os professores para a necessidade do cuidado na hora de acolher e ensinar os alunos em sala de aula.

palestra cesar nunes 1

A minha primeira professora, Dona Cotinha, me acolheu com todo amor. Por outro lado, tive um professor no quarto ano da escola que me chamava de burro e lesma e isso me marcou muito. Tive que fazer anos de terapia para superar esse trauma. Por isso, vocês, professores, procurem ver o que vocês passam para seus alunos porque a forma como vocês tratam eles vai refletir no futuro dessas crianças e jovens”, destacou Nunes.

Nós poderíamos ter feito uma festa com dança, diversão para vocês, mas, talvez, não fôssemos ganhar a emoção que estamos tendo hoje aqui. A primeira vez que eu vi uma palestra do professor César eu disse que ele precisava vir para São Francisco trazer suas experiências e vivências. Eu acredito que em muitos momentos da sua fala nós nos vimos nela, porque é o que a gente vive. Eu acho que São Francisco do Conde precisava ouvir essa história, de uma pessoa que tem vivência em educação, que tem amor, tem experiência, sabe o que faz e precisava dizer a gente que no caminho existem opções e a gente só precisa de verdade optar por fazer diferente, por ser agente dessa transformação”, disse a secretaria da Educação – Ana Christina Oliveira.

palestra cesar nunes 2

Professor César Nunes é licenciado em Filosofia, concluiu o Doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas em 1996 e defendeu a Livre Docência em 2006. É Professor Titular da Faculdade de Educação, na área de Filosofia e Educação, e atua nas linhas de Pesquisa Política, Ética e Educação, e, Epistemologia e Teorias da Educação. Publicou 32 artigos em periódicos especializados e 237 trabalhos em anais de eventos. Possui 19 capítulos de livros e 31 livros publicados. Participou de 214 eventos no Brasil e 17 eventos no exterior. Atua na área de Educação, com ênfase em Filosofia da Educação, destacando-se por estudos e pesquisa na área de Formação de Professores, Política Educacional, Sexualidade e Educação. É o Coordenador Geral (Líder) do Grupo de Estudos e Pesquisas em Filosofia e Educação PAIDEIA e Presidente Nacional da ABRADES. Finalizou 9 trabalhos de pesquisa e supervisionou 13 estudos de Pós Doutorado. Nunes é um dos mais destacados palestrantes e conferencista em Educação no Brasil.

O evento foi uma realização da Secretaria Municipal da Educação (SEDUC) em parceria com a Editora Positivo.