Profissionais da saúde estão sendo capacitados por instrutor do Hospital Sírio Libanês

DSC_6277

Iniciou nesta segunda-feira, 24 de novembro, em São Francisco do Conde, a “Formação de Gestores e Preceptores de Residência Médica do Sistema Único de Saúde – SUS”, realizada pelo Instituto Sírio Libanês de Ensino e Pesquisa (IEP/HSL), de São Paulo. A ação acontece no auditório da Secretaria da Saúde – SESAU e conta com a participação de sete profissionais, entre médicos e enfermeiros do município.

A capacitação está sob o comando de André Marques, instrutor de cursos de Tecnologia Avançada do Sírio Libanês. De acordo com ele, durante esses dois dias os profissionais serão habilitados em técnicas emergenciais em abordagem clínica e traumatológica; e irão entender como abordar as emergências e sua didática e metodologia ativa de ensino, com base em construtivismo e também em como utilizar essas técnicas para ensinar emergência.

Esse é o primeiro módulo, mas realizaremos vários módulos ainda. Nosso objetivo é formar gestores e preceptores em residência médica e de enfermagem já pensando no curso de Medicina que será implantado na cidade em 2016. Com a chegada do curso será necessário também a residência médica, então é importante que os profissionais daqui estejam capacitados para disseminar o conhecimento com os alunos”.

Desde agosto deste ano, São Francisco do Conde, através da Secretaria da Saúde – SESAU, indicou dois profissionais para o programa Instituto Sírio Libanês de Ensino e Pesquisa (IEP/HSL): Edilene Carvalho da Ressurreição Dias, médica da USF de São Bento, e Ana Cláudia Reis, enfermeira da Atenção Básica. Os critérios de indicação foram as cidades aprovadas para abertura de cursos de Medicina, que não possuam programas de residência médica e que apresentem capacidade instalada potencial; ou tenham curso de Medicina apoiado pelo IEP/HSL.

A vinda da residência médica para São Francisco do Conde vai melhorar e muito a qualidade de vida da população deste município. É uma oportunidade muito grande para o desenvolvimento da saúde dessa população”, enfatizou a médica Edilene Carvalho durante o curso.

A ação contou com a visita do secretário da Saúde do município, Beto Maria, que desejou boas-vindas ao representante do Sírio Libanês e aos participantes da formação. “Estamos aqui para fazer o que for necessário pela saúde do nosso município. Mas, sozinho, eu não posso resolver tudo, então preciso muito que nossos profissionais vistam a camisa e nos ajudem a mudar a saúde em São Francisco do Conde”, declarou.

Nesta terça-feira, 25, a equipe segue com o encontro, também no auditório da SESAU, durante todo o dia. A capacitação está acontecendo, ainda, em diversos municípios em todo o país. A previsão é que até fevereiro de 2015 as cerca de 79 cidades envolvidas finalizem o processo de formação.

Skip to content