Profissionais da SEMA, professores e alunos da Unilab realizaram visita técnica da nascente à foz do Rio Joanes

IMG_1664

A Secretaria Municipal do Meio Ambiente – SEMA, por meio das equipes de Educação Ambiental e Monitoramento Ambiental e Preservação, participou no último no dia 08 de agosto de uma visita técnica que percorreu desde a nascente à foz do Rio Joanes – ação realizada em parceria com o Inema/ Gestão da APA Joanes-Ipitanga.

A visita foi solicitada pelo professor de Antropologia e Meio Ambiente da UNILAB (Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira), Rafael Buti, a partir da sugestão da técnica da Sema, Naiane Jesus Pinto, que é também aluna do curso de Humanidades da universidade. Vinte e cinco alunos da Unilab, estudantes da disciplina de Antropologia Visual, a qual é ministrada pela professora Cristiane Souza, participaram da vivência. O encontro teve ainda a participação do técnico da Rede Integrada de Afirmação e Reparação – RIMAR, de Lauro de Freitas, Edson Costa.

IMG_1586

O gestor da APA, Geneci Braz, foi responsável por toda articulação para acesso aos pontos de visita, além de realizar a mobilização de técnicos que pudessem receber o grupo em cada local e proceder às devidas explanações acerca das experiências.

Foi percorrido o seguinte roteiro: São Francisco do Conde (Área de influência da nascente do Rio Joanes); São Sebastião do Passé (Maracangalha: Usina Cinco Rios); Simões Filho (Represa Joanes II: Reconhecimento do local e informações técnicas); Fundação Terra Mirim: (Projetos socioambientais); Salvador (Represa Ipitanga III: Parada para observação) e Lauro de Freitas (Foz do Rio Joanes: Reconhecimento do local e informações técnicas).