Programa Educa Chico promove ações de mobilização para inscrições no Processo Seletivo do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia – IFBA

A Prefeitura de São Francisco do Conde, através do Programa Educa Chico, vinculado à Secretaria Municipal da Educação – SEDUC, está realizando o projeto Pré-IFBA, que tem por objetivo fomentar a participação dos estudantes do 9º ano no Processo Seletivo do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia – IFBA. Por meio dessa ação, os interessados poderão realizar suas inscrições na sede do Educa Chico, que também estabeleceu um calendário de aulas com foco no conteúdo programático da seleção.

As aulas preparatórias acontecerão nos sábados letivos entre os dias 18 de agosto e 29 de setembro (18/08 História; 25/08 Língua Portuguesa; 15/09 Matemática; 22/09 Geografia; 29/09 Simulado), já as inscrições para o processo seletivo do IFBA deverão ser realizadas até o dia 31 de agosto e poderão ser feitas pelos estudantes, pais/responsáveis, com pedido de isenção, na sede do Programa Educa Chico, instalado no prédio da SEDUC, localizado na Avenida Juvenal Eugênio de Queiroz – Baixa Fria. Os interessados também poderão realizar suas inscrições junto aos Professores de Referência do Programa Educa Chico, presentes no Centro Educacional Claudionor Batista – CECBA, Centro de Estudos e Aperfeiçoamento do Saber – CEAS, Instituto Municipal Luiz Viana Neto – IMLVN e Centro Educacional Joaquim Alves Cruz Rios.

As inscrições para o processo seletivo do IFBA na modalidade integrada são destinadas aos estudantes que estão concluindo ou já concluíram o Ensino Fundamental II. Os cursos disponíveis unem Educação Profissional e Ensino Médio, com duração de 3 a 4 anos, em média.

O Educa Chico realizou reuniões de mobilização nas escolas de ensino Fundamental II da Rede Municipal de Ensino, aonde os pais/responsáveis pelos estudantes obtiveram mais informações a respeito do IFBA e do processo de ingresso na Instituição. De acordo com o Coordenador do Programa, Anailton dos Anjos, “a família franciscana precisa estar presente nesse processo de avanço na vida estudantil de seu(sua) filho(a). A SEDUC, por sua vez, através do Programa Educa Chico, mantém esse compromisso de contribuir em uma parceria já estabelecida na escola. Realizar essas reuniões nas quatro escolas foi de grande relevância para esclarecer dúvidas e falar da importância do IFBA como garantia do direito dos(as) estudantes, vislumbrando uma profissionalização que atenda suas expectativas e habilidades”.

A SEDUC oferta Transporte Estudantil/Universitário para o IFBA – campus de Santo Amaro e Salvador – nos turnos Matutino e Noturno .