Programa Educa Mais será lançado nesta quarta-feira, dia 15

educa mais

A Secretaria Municipal da Educação – SEDUC de São Francisco do Conde realizará nesta quarta-feira (15), na Câmara de Vereadores, a partir de 08h30, o lançamento do Programa Educa Mais – A Transformação começa pela Educação. Esta é mais uma ação do “Projeto TranSFormar – Para Sua Cidade Avançar Ainda Mais”, que tem transformado a vida dos franciscanos. O evento é aberto à comunidade. Participe!

Confira as ações que farão parte do Educa Mais:

Creche Mais com Saúde Mais – A SEDUC, em parceira com a Secretaria da Saúde (SESAU), implantará o Projeto Creche com Mais Saúde, que objetiva avaliar o estado de saúde dos alunos matriculados nas creches do município, através da pesquisa de incidência de anemia ferropriva e doenças causadas por parasitas intestinais.

Esporte Mais na Escola – A SEDUC, em parceria com a Secretaria de Esportes e Lazer (SECEL), visando a democratização do acesso de crianças e jovens ao esporte, através da prática de diversas vivências esportivas, inserindo definitivamente uma proposta de esporte na escola, integrada ao Projeto Pedagógico.

– Cardápio Mais – O objetivo do Cardápio Mais é atender as necessidades nutricionais dos alunos durante sua permanência na escola, através da inclusão de gêneros alimentícios da agricultura familiar. Desta forma, pode-se contribuir para o crescimento, desenvolvimento, aprendizagem e o rendimento escolar dos estudantes, bem como com a formação de hábitos alimentares saudáveis.

Escola Modelo Padrão – Através de Decreto Municipal regulamentar e adotar uma estrutura de escola padrão focada em sustentabilidade e acessibilidade, garantindo exigências mínimas de quadro de pessoal, serviços de apoio, estrutura física e instalações adequadas à oferta de educação que assegure a aprendizagem e o desenvolvimento pleno dos alunos da Rede Municipal de ensino de São Francisco do Conde. Os projetos arquitetônicos para construção e reforma para estabelecimentos de ensino deverão atender ao padrão de qualidade, seguindo os padrões do Manual de Escolas Sustentáveis e do Programa Escola Acessível do MEC.

Projeto Minha Escola – O Projeto Minha Escola visa trabalhar à conscientização da importância da preservação do patrimônio na comunidade escolar, bem como despertar o sentimento de propriedade do bem público. O Projeto será realizado através de oficinas e campanhas educativas que contribuirão para desenvolver sentimento de cidadania, respeitando e conservando o patrimônio escolar.

Núcleo de Intervenção e Mediação Escolar (NIME) – O NIME visa a prevenção à violência nas escolas e acompanhamento familiar através de intervenções pedagógicas e disciplinares. Será composto por equipe multidisciplinar com os seguintes profissionais: psicólogo, assistente social e psicopedagogo.

– Sala do Futuro – Atenderá os alunos do Fundamental I e II em 3 pólos (sede e dois nos distritos)

Semana do Estudante – A SEDUC e SECEL em parceria realizarão a Semana do Estudante com atividades esportivas em turnos opostos ao período das aulas, objetivando a integração social e alternativas de lazer, afastando crianças e jovens de práticas não saudáveis. Serão realizadas oficinas e atividades lúdicas, além de um Festival de Talentos.

Sistema de Avaliação das Unidades Escolares – Visando garantir o funcionamento pleno das unidades escolares o Sistema de Avaliação irá observar a freqüência de aluno e professor, assiduidade da direção, alimentação escolar, transporte escolar, infraestrutura física (civil, hidráulica, elétrica), TI e equipamento, IDEB.

– Inclusão MAIS – A SEDUC implantará o Projeto Inclusão Mais que visa mudanças estruturais na área de Educação Especial numa perspectiva inclusiva com vistas à promoção do ensino e da aprendizagem, objetivando formação para professores da rede visando o conhecimento com base nas políticas inclusivas vigentes, buscando torná-las mais humanas e igualitárias.

Formação/ Capacitação da rede – Capacitar a rede municipal de profissionais da educação visando a melhoria da qualidade da educação.