Programa São Francisco do Conde em Ação desta quarta (26) fala sobre emprego

sfcacao

O Programa São Francisco do Conde em Ação desta quarta-feira, 26, abordou um tema que sempre inquietou a população sanfranciscana: emprego. Além desse assunto, também foram discutidos conteúdos sobre a preparação dos jovens para o mercado de trabalho, através de formações e capacitações profissionais, e esclarecimentos sobre como funciona a lei de atração de empresas para o município.

Nesta edição, o secretário de Desenvolvimento Econômico, Paulo César Costa e Silva, foi convidado a explicar o acordo entre a Prefeitura Municipal e a Refinaria Landulfo Alves – Mataripe (RLAM) na contratação de mão de obra temporária de profissionais do município. Para isso, o SINEBAHIA já iniciou a intermediação dos profissionais.

Era um desejo antigo do município fazer a interlocução de vagas com essas empresas através do SINE. Esse já é um processo que era natural em outros municípios e grandes cidades, e precisava ser incorporado a São Francisco do Conde. Depois de alguns diálogos com a Petrobras e algumas empresas contratadas para a parada que acontecerá entre dezembro deste ano e fevereiro de 2015, fizemos um acordo entre quatro municípios: São Francisco do Conde, Candeias, Madre e São Sebastião, no sentido de contemplar o maior número de munícipes para preencher essas vagas”, declarou o secretário.

Ele falou ainda que desde 2009, quando assumiu a secretaria de Desenvolvimento Econômico, um dos grandes trabalhos que vem desenvolvendo é a formação e capacitação de profissionais. “Realizamos diversas formações nas áreas de construção civil, indústria, comércio e serviço com nossos munícipes. Diante do local em que nosso município está, o setor industrial acaba sendo o mais importante. Nós temos enfrentado uma resistência das empresas em contratar jovens no primeiro emprego, mas temos capacitado e intensificando os cursos para que eles consigam ser inseridos no mercado”, garantiu Costa e Silva

O secretário segue dizendo que “esse processo de intermediação das vagas, há pouco tempo atrás, era pouco dialogado com a Prefeitura, normalmente era conversado com o sindicato da categoria e as associações de desempregados da região. Com esse diálogo, a Prefeitura passa a intermediar as vagas através do SINEBAHIA, que está realizando o cadastro dos munícipes. A empresa oferece as vagas com perfis específicos que serão avaliados no banco de dados do SINE a ser encaminhado para as empresas. Para cada vaga devem ser direcionadas de 3 a 5 pessoas. Estamos trabalhando junto às empresas para saber quais pessoas foram incorporadas ao quadro, e as que não foram, qual foi o motivo para que se possa ajudar no aprimoramento da formação desse profissional”.

O gestor da SEDEC ressaltou ainda o papel relevante do SINEBAHIA para o município. Desde que foi implantado, em três anos captou 1.879 vagas para o município, tendo encaminhado 1.892 munícipes e desse contingente conseguiu comprovar a contratação de 912 profissionais.

Outro tema abordado durante o programa foi a Lei Municipal de atração de empresas para o municípioConhecida como Programa de Atração de Investimentos para o município foi promulgada em 2009 e hoje está sendo reavaliada para que sofra algumas alterações: como incentivos fiscais, garantia de vagas para o município e um espaço para implantação da empresa. Ainda não está consolidado, mas é um desejo nosso fazer um programa mais robusto que possa de fato ser apresentado as empresas e fazer com que elas se interessem em vir para o município”.

O programa também conta com a participação popular que pode dar sugestões, fazer críticas e elogios a gestão municipal. Sintonize toda quarta-feira, ao meio-dia, na rádio de sua preferência: Baiana FM (89,3), Terra Nova FM (91,7), A Voz de São Francisco (www.rederc.com.br e sistema de alto-falante) e São Francisco FM (87,9).