Programa São Francisco do Conde em Ação falou sobre turismo na última quarta-feira (14)

radioprograma1

O Programa São Francisco do Conde em Ação chegou a sua 45ª edição e contou com a presença da secretária de Turismo, Vanda Nunes, para falar sobre o Passeio Náutico Aratu – São Francisco do Conde, que pretende movimentar o município nos dias 24 e 25 de outubro. Além disso, a secretária explicou sobre o andamento de projetos como: os terreiros criativos e a reforma do casarão da Ilha de Cajaíba.

Ao ser questionada sobre o passeio Aratu – São Francisco do Conde, Vanda declarou que: “o pessoal da Marina e do Porto de Aratu viu o turismo agendado pelo site da Prefeitura que é promovido através da Secretaria de Turismo e demonstrou o interesse. Eu abracei a ideia nesse momento para estimular a cadeia produtiva do turismo aqui no nosso município. Dessa forma, no dia 24, a noite, os turistas terão a oportunidade de comprar peças artesanais, doces, moqueca na palha, produto de terreiros e quadros de Reginaldo, um artista que só pinta São Francisco do Conde. E estou estendendo o turismo também para Caípe, na Associação de Artesões de Caípe que estará presente na sede para recepção ao grupo de turistas. O município só tem a ganhar com este evento, vai ter monitor de turismo, marinheiro, gastronomia e os artesões. São Francisco do Conde tem toda condição de receber o turismo agendado. É uma oportunidade dos empresários conhecerem o nosso município e a nossa cultura, para investir. O objetivo é desenvolver o turismo náutico na cidade, esse é o pontapé inicial”.

Ilha-de-CajaíbaSobre os terreiros criativos a secretária esclareceu que: “é um programa cujo objetivo é a produção de bens e serviços para incentivar a formação e desenvolvimento de empreendimentos criativos tais quais: turismo, artesanato, dança, culinária típica, moda, produções e expressões culturais, ou seja, tudo que é desenvolvimento em terreiro de povos tradicionais de matriz africana. O programa visa preservar e valorizar a cultura desses povos, além de desenvolver atividades produtivas sustentáveis, gerando emprego e renda, e também possibilitar aos terreiros a isenção nos terreiros turísticos do município. Serão oferecidos cursos de formação, capacitação, qualificação profissional e empresarial. E ainda serão realizados serviços nesses espaços dedicados a fé, tais quais: a melhoria dos acessos, reparos em telhados, pintura e reboco de paredes, melhorias sanitárias, elétricas e hidráulicas. Além de financiar projetos socioculturais e educativos. Esse projeto vem sendo desenvolvido em parceria com a Secretaria de Cultura”.

No que se refere a Ilha de Cajaíba, a secretária declarou que: “o projeto é para que estejamos em breve usufruindo das belezas naturais de Cajaíba, o que atrairá turistas para passeios ecológicos, visitação ao Casarão que será transformado em Museu. Além da praia que é um local belíssimo que com certeza será um dos grandes pontos turísticos. Tudo isso é geração de emprego e renda para o povo de São Francisco do Conde. Em breve, daremos início a primeira etapa da reforma do Casarão”, finalizou Nunes.

O programa São Francisco do Conde em Ação vai ao ar toda quarta-feira, nas seguintes rádios: Baiana FM (89,3), Terra Nova FM (91,7), A Voz de São Francisco (www.rederc.com.br e sistema de alto-falante) e São Francisco FM (87,9). Sintonize na sua preferida e não perca!

 

Skip to content