Programa Saúde na Escola atua na Rede Municipal de Ensino

A Prefeitura, por meio da Secretaria de Saúde – SESAU em parceria com a Secretaria da Educação – SEDUC tem posto em prática a atuação do Programa Saúde na Escola, desenvolvido pelo Ministério da Saúde através da Secretaria da Atenção Primária à Saúde e do departamento de Promoção da Saúde, ambos entidades nacionais.

O principal objetivo do programa é desenvolver ações de promoção e atenção à saúde, e de prevenção das doenças e agravos relacionados à saúde dos estudantes da Rede Pública de Educação Básica.

No município, esse trabalho tem sido desenvolvido mais especificamente através de uma parceria entre as escolas e os Postos de Saúde da Família – PSF, que ao realizar as ações alcançam todos os estudantes da rede.

A seguir confira as ações e metas estabelecidas para a atuação do programa:

I. Saúde Ambiental;

II. Promoção da atividade física;

III. Alimentação saudável e prevenção da obesidade;

IV. Promoção da cultura de paz e direitos humanos;

V. Prevenção das violências e dos acidentes;

VI. Prevenção de doenças negligenciadas;

VII. Verificação da situação vacinal;

VIII. Saúde sexual e reprodutiva e prevenção do HIV/IST;

IX. Prevenção ao uso de álcool, tabaco, e outras drogas;

X. Saúde bucal;

XI. Saúde auditiva;

XII. Saúde ocular; e

XIII. Prevenção à Covid-19 nas escolas.