Projeto de criação do Centro de Triagem e Reciclagem de Resíduos está sendo desenvolvido pela SEMA e SEPLOR

acopa

Há quatro anos a Equipe de Educação Ambiental e Coleta Seletiva da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMA) apoia a Associação de Coleta Seletiva Preservando a Vida (ACOPA), de São Francisco do Conde, que realiza a coleta de materiais recicláveis no município. A partir desse apoio, em 2008 foi implantada a Coleta Seletiva de Resíduos Sólidos, apresentando-se como uma possibilidade de minimizar o problema. Em 2009 esse processo foi ampliado por meio das parcerias entre Prefeitura, governos estadual e federal e empresas privadas locais.

Em virtude da necessidade do município dar o destino certo aos resíduos sólidos, e também como forma de gerar renda alternativa para catadores e demais famílias carentes, as secretarias de Meio Ambiente e Planejamento Orçamentário (SEPLOR), estão desenvolvendo o projeto de criação do Centro de Triagem e Reciclagem de Resíduos – CETRESF.

O Centro funcionará como um local para triagem e reciclagem dos resíduos; oferecerá capacitação técnica; implantará os programas de Coleta Seletiva Escolar, Coleta de Óleo de Comida e Coleta de Resíduos Eletrônicos; intensificará o “Recicle Já Bahia” – por meio do qual se faz coleta de papel nas repartições públicas, entre outras atividades.