Projeto de estudante da UNILAB leva alunos da Rede Municipal de Ensino a pontos turísticos do município

Em uma parceria entre a Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira – UNILAB e a Prefeitura de São Francisco do Conde, através da Secretaria Municipal da Educação – SEDUC, estudantes do 5º ano do Ensino Fundamental Anos Iniciais da Escola Municipal Frei Eliseu Eismann visitaram os principais monumentos históricos do município, na última quarta-feira (16). A atividade de campo foi realizada como parte de um Trabalho de Conclusão de Curso – TCC, na modalidade de Projeto de Intervenção, da Licenciatura em Pedagogia.

A estudante da UNILAB responsável pelo projeto é a futura pedagoga Tatiane Santos da Cruz, orientada pelo Prof. Dr. Bruno Amaral Andrade. O tema abordado em seu TCC é A educação patrimonial como recurso pedagógico para o Ensino de História de São Francisco do Conde.

Em uma visita in loco, o aprendizado a respeito do patrimônio histórico-cultural do município foi estimulado. Segundo Tatiane, “o objetivo foi trabalhar o conteúdo acerca da história do município de São Francisco do Conde, desconhecido por boa parte da sua população. Além disso, a escolha da unidade escolar foi feita por entender que a gestão da Frei Eliseu sempre esteve muito sensível para a importância da educação patrimonial no nosso município”.

Na ocasião, os alunos da Frei visitaram o Convento de Santo Antônio, a Igreja Matriz de São Gonçalo, a Casa de Câmara e Cadeia, a Escola Agrícola e o Memorial Zé de Lelinha, no Gurugé. “Outra intenção da intervenção foi desenvolver o sentimento de pertencimento nos educandos, para a importância da preservação do seu patrimônio, assim como preservar e fortalecer a memória e a identidade local através da sensibilização da comunidade escolar”, finalizou a discente.

A gestora da Frei Elisei Eimann, Daniela Bispo, reforçou a importância da atividade, reiterando a parceria com a UNILAB, que inclui um curso de extensão e a presença de estagiários na escola, como a própria Tatiane da Cruz. “Foi uma proposta muito interessante, pois nossos alunos visitaram os principais pontos turísticos da cidade, fazendo a culminância lá no projeto Zé de Lelinha, que trouxe o histórico da importância do samba de roda para o nosso município”.

Daniela também declarou que a experiência foi muito gratificante para os alunos. “Eles chegaram na escola muito felizes por esse momento. Mesmo morando na cidade, muitos deles nunca tinham estado em tais locais, a exemplo da Casa do Samba, devido à faixa etária, por serem menores de idade”, disse. “A recepção foi muito boa e a própria Tatiana levantou uma discussão muito esclarecedora. Ela trouxe, de fato, a importância desses pontos turísticos e sua relevância para a história do nosso município”, concluiu a gestora.