Projeto Educação Patrimonial – Educar Para Preservar é desenvolvido com 60 crianças do município

A Prefeitura de São Francisco do Conde, por meio da Secretaria Municipal de Cultura – SECULT, está promovendo o Projeto Educação Patrimonial – Educar Para Preservar. O projeto, que está sendo desenvolvido no bairro de Santo Estevão, com 60 crianças, tem por objetivo promover a sensibilização quanto à valorização, conservação e preservação dos patrimônios históricos locais, através de ações que promovam o sentimento de pertencimento a própria herança cultural.

No próximo dia 27 de setembro, esses alunos irão participar de uma excursão, que percorrerá diversos pontos turísticos da cidade. O local de partida será no bairro de Santo Estevão, às 08h, com chegada até o Centro. As paradas incluem as comunidades de Paramirim, Vencimento, Monte Recôncavo, Engenho D’Água e São Bento (Escola Agrícola). No Centro estão previstas as passagens pela Orla Marítima, Convento de Santo Antônio, Igreja Matriz de São Gonçalo e Secretaria de Cultura. O retorno para Santo Estevão está previsto para as 14h.

Os trabalhos de sensibilização com as crianças envolvem aulas teóricas sobre patrimônio cultural da cidade; oficinas de produções artísticas (dança, pintura em tela, desenho e artesanato); entrevistas e depoimentos de pessoas envolvidas com o patrimônio cultural do município; visitas a alguns monumentos históricos de São Francisco do Conde; e, palestras, debates e pesquisas sobre os patrimônios culturais.

O encerramento do projeto será em 25 de outubro, momento em que irão acontecer apresentação e exposição das oficinas desenvolvidas durante o projeto, além de apresentações culturais no Centro Comunitário do Ilhote.