Projeto Escuta nos Bairros esteve na Baixa Fria

escuta nos bairrosA manhã desta quinta-feira, dia 23 de outubro, começou com um café na manhã na Unidade de Saúde da Família do bairro da Baixa Fria. No local, moradores do bairro e das comunidades de Santa Elisa e Fazenda Macaco, além de representantes de secretarias e serviços à comunidade, estiveram em um encontro fomentado pela SEAG (Secretaria Especial de Acompanhamento da Gestão), onde puderam discutir ações para melhorias no bairro. Além disso, a comunidade pôde reclamar, elogiar, tirar dúvidas e sugerir mudanças a gestão. Esse encontro fez parte do projeto Escuta nos Bairros, que vem acontece desde março 2014.

Dessa forma, a SEAG estende para as comunidades mais distantes os serviços que já oferece na sede. Entre os serviços prestados pela secretaria estão: Promoção do exercício da cidadania; Recebimento, análise e encaminhamento de sugestões, reclamações, denúncias e elogios referentes a procedimentos e ações dos agentes, órgãos e entidades do Poder Executivo Municipal; Ampliação e manutenção dos canais de comunicação entre a Prefeitura e a sociedade civil; entre outros.

Participaram representantes da Polícia Civil, Educação, PAS (Programa de Acolhimento Social), Bolsa Família e Saúde, visando prestar esclarecimentos e tirar dúvidas da população. O primeiro a falar foi o delegado Luiz Henrique Costa Ferreira. Ele frisou a importância da vigilância da família para que o jovem não entre no mundo das drogas. “No início a família não acredita que a pessoa está envolvido com as drogas, fica revoltada e se desestrutura com brigas. Por fim, muitas vezes deixam de mão o usuário, sem entender que eles também correm riscos. A omissão da família beira a conivência. É preciso que os pais e a família estejam vigilantes ao comportamento dos seus”.

Também foram discutidos temas como esgotamento sanitário, educação, segurança pública, marcação de exames e consultas, condicionalidades dos programas sociais, entre outros temas de relevância para os moradores. A secretária da SEAG, Ralison Valentim, listou muitas das ações feitas na cidade, como o calçamento de mais de 250 ruas e programas educacionais, que visam garantir a permanência do aluno nas escolas. “Melhoria na vida da população se faz com ruas boas, escolas de qualidade e saúde funcionando. No PPA (Plano Plurianual) está contemplada a pavimentação do conjunto habitacional da Santa Elisa. A participação da comunidade nesse processo é fundamental para melhorarmos os serviços oferecidos e entender a necessidade de cada bairro”, salientou Valentim.

Para entrar em contato com a SEAG basta ligar, gratuitamente, de telefone fixo ou celular para 0800 071 8199.