Projeto Gastronômico Internacional Onjé Darugbô – Cozinha Itinerante encerra sua passagem por São Francisco do Conde

O Projeto Gastronômico Internacional Onjé Darugbô – Cozinha Itinerante, que aconteceu nos dias 23, 24 e 25 de maio, emSão Francisco do Conde, oportunizou 30 franciscanos que foram qualificados e aprenderem a preparar 12 pratos, incluindo roupa velha, mugunzá, efó, farofa d’água, rabada, feijoada, galinha ao molho pardo, quiabada, dentre outros.

O projeto que chegou ao município por meio do mandato do deputado estadual Rosemberg Pinto visa perpetuar e difundir saberes e tradições da matriz africana, além de promover a qualificação em gastronomia étnica e sua inserção na economia criativa.

O babalorixá Roberto Santana, mais conhecido como Pai Roberto, foi o responsável por ensinar o preparo desses alimentos. “São Francisco do Conde é Recôncavo. É uma cidade que tem o perfil do projeto e do que estamos ensinando. Na oportunidade, agradeço ao prefeito Evandro Almeida, ao secretário de Cultura, Osman Ramos, e ao deputado estadual Rosemberg Pinto”.

Em seu pronunciamento, o secretário de Cultura de São Francisco do Conde, Osman Ramos, agradeceu ao deputado estadual e ao Pai Roberto por terem ministrado o curso e salientou que o curso teve uma grande procura e participação da população.“Espero que vocês tenham aprendido com Pai Roberto. Esse aprendizado para a vida profissional é muito importante. Agradeço a todos que participaram desse projeto até o final”.

Carlos Henrique Moraes, morador do bairro de São Bento das Lages, foi um dos 30 franciscanos que tiveram a oportunidade de participar do curso. “Eu gostei muito de ter participado do curso. Foi muito proveitoso esses dias, onde eu pude aprender vários pratos típicos da nossa região. Muitos pratos eu não sabia preparar e esse curso fez com que eu aprendesse não só a preparar os alimentos, como também conhecer a história por trás de cada um deles. A história dos nossos ancestrais”.

Na hora do almoço, como não poderia ser diferente, todos se deliciaram com a feijoada preparada pelos alunos. Além do secretário de Cultura, Osman Ramos, estiveram presentes o secretário de Direitos Humanos, Cidadania e Juventude, Márcio Junqueira, o superintendente de Relações Institucionais da Secretaria de Governo, Eliezer de Santana, representando o ouvidor geral do município, Alberto Jorge Mattos (Beto Maria), a diretora da SEGOV, Érica Amorim, e, representando o deputado estadual Rosemberg Pinto, estiveram presentes Adailton Barbosa e Maria Senhora, da bancada estadual do Partido dos Trabalhadores, além da assessora parlamentar, Aldenira Sena.