Projeto Hora Ambiental traz filha de Chico Mendes a São Francisco do Conde

ismendes

O projeto Hora Ambiental, de autoria da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMA), trará ao município de São Francisco do Conde, na próxima segunda-feira (15), a palestra de Elenira Mendes, filha do seringueiro e ativista ambiental Chico Mendes, morto em dezembro de 1988. A parceria é integrada a Campanha “Chico Mendes para Sempre”, que será iniciada na Bahia nesta quinta-feira (11), 25 anos após o assassinato do ativista. O encontro será realizado no Auditório da Câmara de Vereadores, às 09 horas.

A palestra pautada no legado de Chico Mendes será ministrada por Elenira, a qual explanará sobre o atentado que tirou a vida de seu pai; causas e conseqüências de sua morte; a relação de Chico com a família, com o sindicalismo e com a proteção ambiental; além de apresentar dados a respeito do desmatamento e dos projetos que vêm sendo feitos através do Instituto Chico Mendes, presidido por ela. A jovem de 28 anos, a quem, através de uma lendária carta, seu pai creditou a função de continuar sua trajetória de proteger a natureza e as pessoas, apresentará a história de Chico Mendes sob a ótica daqueles que conviveram com ele, além de chamar atenção para os crimes ambientais que vêm afetando a vida no planeta. A pauta ainda inclui as questões relativas à proteção de outros tipos de florestas, além da Amazônica, a exemplo dos Manguezais, considerados florestas de beira-mar – predominantes no município.

A partir da compreensão que um dos objetivos da Educação Ambiental é principalmente fazer com que a população compreenda os problemas causados ao ambiente, devido à ação do homem, e incentivar esta mesma população a buscar práticas para a solução destes problemas é que a secretaria inicia o Projeto Hora Ambiental no município e traz, neste momento inicial, a palestra de Elenira Mendes”, destaca o secretário da pasta de Meio Ambiente, Wellington Marcula.

Projeto Hora Ambiental
O projeto integra as ações de Educação Ambiental Não-Formal, visando continuar o processo de sensibilização dos munícipes em relação à preservação e conservação ambiental no território do município, assim como fornece informações a respeito de questões ambientais planetárias que atingem a todos indistintamente. A metodologia aplicada no município consiste em promover, uma vez por mês, uma hora de palestra apresentando temas de relevância ambiental, sendo aberto no final de cada exposição, espaço para debates e considerações. A Hora Ambiental ocorrerá de forma itinerante, visando contemplar também os bairros afastados da sede, e sua programação será divulgada posteriormente.

Agenda de Elenira Mendes
Em Salvador:
– Coletiva de Imprensa: 11/04, às 09:00h, no Auditório Zélia Gattai, na UNIJORGE
– Palestras: 11/04, às 10:30h e 20:00h, no Auditório Zélia Gattai, na UNIJORGE
– Mergulho com equipe do Projeto Fundo Limpo: 13/04, às 10:00h, no Porto da Barra
– Eco Stand: 11 a 14/04, em horários diversos
– Sessão Solene da Câmara Municipal de Salvador: data a ser definida

No Interior:
– Santo Estêvão: 12/04, às 10:00h, no Centro Cultural do Município
– São Francisco do Conde: 15/04, às 10:00h, no Auditório da Câmara de Vereadores

Conheça a Biografia de Chico Mendes.