Projeto “No Recreio” marcou presença no CECBA na última sexta-feira (23)

No recreio cecba 2

A Secretaria Municipal da Educação – SEDUC, de São Francisco do Conde, através do Programa Educa Chico, realizou na última sexta-feira (23) mais uma edição do “Projeto No Recreio” para alunos do Fundamental II, dessa vez, no Centro Educacional Claudionor Batista – CECBA.

O objetivo do projeto é fomentar o conhecimento sobre xenofobia e outros assuntos vinculados ao universo dos estudantes. Na ocasião também foram debatidos assuntos sobre comunidades quilombolas visto que o CECBA fica no Monte Recôncavo – que é uma comunidade quilombola.

No recreio cecba 3O evento contou com a participação de Beto Infandé – estudante da UNILAB e presidente da Associação dos Estudantes e amigos da África (ASEAA), Antônio Carlos Nery – advogado e servidor da prefeitura; Domingos Ferreira – coordenador do Departamento de Igualdade Racial (DEPIR) – da Secretaria de Desenvolvimento Social; Lélia Alves – diretora do CECBA e Ana Christina Oliveira – secretária da Educação.

Outras escolas ainda serão contempladas com o projeto, são elas: Instituto Municipal Luiz Viana Neto – IMLVN, Centro de Aperfeiçoamento do Saber – CEAS e o Complexo Escolar Julieta Ribeiro Porciúncula, Arlete Magalhães e Lícia Maria Pinho – CEJAL. Além do CECBA, o projeto já passou também pela Escola Joaquim Alves Cruz Rios.

No recreio cecba 1Entre os parceiros estão: Secretaria da Educação – SEDUC, ASEAA, SEDES/ DEPIR e Defensoria Pública; Secretaria de Planejamento – SEPLAN; Secretário de Turismo – SETUR; Secretária de Cultura – SECULT e Assessoria de Eventos – ASSEV, além da Assessoria Geral de Comunicação – AGECOM.

O que é Xenofobia:

Xenofobia significa aversão a pessoas ou coisas estrangeiras. O termo é de origem grega e se forma a partir das palavras “xénos” (estrangeiro) e “phóbos” (medo). A xenofobia pode se caracterizar como uma forma de preconceito, como uma doença ou um transtorno psiquiátrico. O preconceito gerado pela xenofobia é algo controverso. Geralmente se manifesta através de ações discriminatórias e ódio por indivíduos estrangeiros. Há intolerância e aversão por aqueles que vêm de outros países ou diferentes culturas, desencadeando diversas reações entre os xenófobos.

Confira a programação com todas as escolas:

ESCOLA DATA
Joaquim Alves Cruz Rios 30 de setembro
Centro Educacional Claudionor Batista – CECBA 23 de outubro
Instituto Municipal Luiz Viana Neto – IMLVN 18 de novembro
Centro de Aperfeiçoamento do Saber – CEAS 03 de dezembro
Complexo Escolar Julieta Ribeiro Porciúncula, Arlete Magalhães e Lícia Maria Pinho – CEJAL (encerramento do projeto) 16 de dezembro