Projeto No Recreio vai para as escolas municipais falar sobre xenofobia e racismo

no recreio

A Secretaria da Educação – SEDUC de São Francisco do Conde, através do projeto Educa Chico, vai apresentar aos alunos do Fundamental II o Projeto No Recreio com o objetivo de fomentar o conhecimento sobre xenofobia e outros assuntos vinculados ao universo dos estudantes das escolas contempladas pelo programa. As ações de combate a xenofobia vão passar pelas escolas Joaquim Alves Cruz Rios, Centro Educacional Claudionor Batista – CECBA, Instituto Municipal Luiz Viana Neto – IMLVN, Centro de Aperfeiçoamento do Saber – CEAS e o Complexo Escolar Julieta Ribeiro Porciúncula, Arlete Magalhães e Lícia Maria Pinho – CEJAL.

Entre os parceiros do projeto estão: Secretaria da Educação – SEDUC, Associação dos Estudantes e Amigos da África da UNILAB – ASEAA, Secretaria de Desenvolvimento Social – SEDES/Departamento de Promoção à Igualdade Étnico Social – DEPIR e Defensoria Pública; Secretaria de Planejamento – SEPLAN ; Secretário de Turismo – SETUR; Secretária de Cultura – SECULT e Assessoria de Eventos – ASSEV, além da Assessoria Geral de Comunicação – AGECOM.

O que é Xenofobia:

Xenofobia significa aversão a pessoas ou coisas estrangeiras. O termo é de origem grega e se forma a partir das palavras “xénos” (estrangeiro) e “phóbos” (medo). A xenofobia pode se caracterizar como uma forma de preconceito, como uma doença ou um transtorno psiquiátrico. O preconceito gerado pela xenofobia é algo controverso. Geralmente se manifesta através de ações discriminatórias e ódio por indivíduos estrangeiros. Há intolerância e aversão por aqueles que vêm de outros países ou diferentes culturas, desencadeando diversas reações entre os xenófobos.

Confira a programação nas escolas:

ESCOLA DATA
Joaquim Alves Cruz Rios 30 de setembro
Centro Educacional Claudionor Batista – CECBA 23 de outubro
Instituto Municipal Luiz Viana Neto – IMLVN 18 de novembro
Centro de Aperfeiçoamento do Saber – CEAS 03 de dezembro
Complexo Escolar Julieta Ribeiro Porciúncula, Arlete Magalhães e Lícia Maria Pinho – CEJAL ( encerramento do projeto) 16 de dezembro

O EDUCA CHICO – oferece aos estudantes uma ampla gama de ações educativas em turno oposto a sala de aula, promovendo o fortalecimento e integração das ações voltadas para a formação integral na educação, buscando ampliar o plano de atividades complementares a jornada escolar, tendo como foco a formação cidadã. O programa é um conjunto de ações que pretende diminuir as distorções de série e idade, de evasão escolar e melhorar o rendimento na sala de aula.

Todas as escolas de Ensino Fundamental II, da rede pública municipal de São Francisco do Conde, aderiram ao programa. O “Educa Chico”, Lei Municipal Nº 334/2013, de 06 de dezembro de 2013, está investindo mais de R$ 2 milhões na educação dos jovens franciscanos, o que corresponde ao recebimento de:

– R$ 700,00 (setecentos reais), para aqueles que obtiverem média ponderada de 5,0 a 5,9 (pontos);

– R$ 1.000,00 (um mil reais) para média ponderada de 6,0 a 6,9 (pontos);

– E, R$ 1.200,00 (um mil e duzentos reais) se a média ponderada for 7,0 (pontos) a acima.