Projeto Professor na Estrada levou estudantes à orla de São Francisco do Conde

professor na estrada 1

A orla marítima de São Francisco do Conde foi palco da “Aula Show” do projeto “Professor na Estrada”, onde cerca de 150 estudantes das escolas públicas municipais se reuniram para adquirir mais conhecimentos sobre a Revolta dos Malês, que aconteceu na Bahia, no ano de 1835.

O projeto é coordenado pelo educador Jorge Portugal e já passou por 09 municípios na área do Recôncavo Baiano, São Francisco do Conde foi o penúltimo a receber o aulão. “Esse projeto surgiu da necessidade de aproximar nossas aulas do público alvo, que são os  jovens estudantes de escolas públicas. Na TV a relação é mais impessoal, por isso, decidimos viajar com as aulas e pedimos a parceria da Petrobras, que nos deu a estrutura para o projeto”, explica Jorge Portugal. O “Professor na Estrada” continua em 2014 com mais 10 cidades contempladas.

Em São Francisco do Conde, quase 100% dos alunos que vão prestar vestibular são oriundos de escolas públicas e isso é muito significativo. Vocês tem que ter orgulho da cidade de vocês, pois aqui vocês têm uma gestora mulher e negra e isso é minoria nos mais de 400 municípios da Bahia. É importante que o negro tenha oportunidade, que o branco tenha e que o índio também tenha a chance de ter uma vida melhor”, enfatiza o professor de história, Apolinário, que dá aulas no Pré-Vestibular do município.

A “Aula Show” conta com a estrutura de um caminhão com telão, iluminação e som de alta qualidade, para que todos possam ouvir e aprender. Após a aula com os professores Apolinário e Paulo Serrão, os estudantes ainda ganharam lanche e uma sessão de cinema com o filme ‘Besouro’, de 2009, que relata a saga do símbolo do movimento negro – Manoel Henrique Pereira, conhecido como o invencível ‘Besouro’, herói do Recôncavo baiano.

Eu não estava muito empolgada com a ideia de continuar os estudos após o segundo grau, mas a aula de hoje me incentivou a continuar. Foi muito legal e deu para absorver muito conhecimento”, afirmou Marcele Reis, de 18 anos, estudante da Martinho Sales Brasil, que pretende prestar vestibular para o curso de Petróleo e Gás.

Esse foi um convite para aprender mais um pouco. As aulas são muito dinâmicas e eu consegui entender bem o assunto”, revela Luis Gabriel, de 15 anos, aluno da Escola Ana Tourinho Junqueira Ayres, do Caípe.

 

 

 

Skip to content