Projeto Sala Verde Convida reuniu parceiros em torno da Educação Ambiental e encantou os alunos da Rede Municipal de Ensino

A Sala Verde de São Francisco do Conde é o maior sucesso entre as crianças da Rede Municipal de Ensino de São Francisco do Conde. Não foi diferente no evento Sala Verde Convida, realizado no dia 14 de novembro, no auditório 02 de Julho/SEDUC. Com a presença de mais de 400 estudantes da Educação Infantil e do Ensino Fundamental Anos Iniciais, reflexões sobre o meio ambiente, teatro de fantoches e exposições de animais animaram os pequenos, que aprenderam brincando.

A realização da atividade ficou a cargo da coordenação da Sala Verde e da gerência de Educação Ambiental, com as profissionais Angélica Paixão e Joisilene de Jesus. “Oportunizamos nossos alunos vivenciar experiências de saberes diferenciados no âmbito da sensibilização ambiental, numa rica articulação entre teoria e prática”, informou Angélica. Foram convidados a participar do evento, realizado nos dois turnos, a Rede Zoo Vai à Escola/UFBA, Spizaetus Ambiental, além da Companhia de Polícia e Proteção Ambiental – COPPA.

Conforme explicou o estudante da Universidade Federal da Bahia, Nestor Oliveira, integrante da Rede Zoo Vai à Escola, trata-se de uma rede de zoologia interativa, pertencente ao Núcleo Regional de Ofiologia e Animais Peçonhentos da UFBA, coordenado pela professora de Biologia da UFBA, Rejane Lira. “A Rede Zoo faz parte de um museu interativo com animais vivos. Trouxemos stands com serpentes, aranhas e escorpiões, além de jogos educativos sobre animais peçonhentos”.

Gostei mais dos animais que eu nunca tinha visto, do teatro e do quebra-cabeça”, disse a estudante da Escola Arlete Magalhães, Flávia Santana, que tem 08 anos de idade. Falante, ela declarou que todos os animais são importantes para o meio ambiente e que não devem ser maltratados. Ela também aprendeu a identificar animais peçonhentos. “Cobra, escorpião e aranha têm veneno. Se eu ver um desses, chamo minha mãe, corro e grita socorro”.

Além disso, os estudantes da UFBA que integram a Rede Zoo fizeram uma apresentação com teatro de fantoches, que causou “frisson” entre as crianças, considerada umas das melhores atrações do Sala Verde Convida, conforme depoimento dos pequenos:“Gostei mais dos animais empalhados e dos fantoches porque foi muito engraçado”, disse a aluna também da Arlete, Elen Almeida, de 09 anos. “Aprendi a não maltratar os animais e gostei mais do teatro”, confessou outro aluno da mesma escola, Rafael Bispo, que está no terceiro ano e tem 08 anos de idade.

Outra exposição que agradou bastante os pequenos estudantes foi a de animais empalhados, trazidos pela COOPA. De acordo com o Soldado Jacob, todos os bichos que passaram pelo processo de taxidermia – nome técnico do empalhamento – têm incidência na nossa fauna.“Maravilhoso ter esse contato com os alunos. Uma das vertentes do nosso trabalho é a Educação Ambiental e a proteção ao meio ambiente. A criança pode reproduzir em casa as coisas que aprendem aqui”, continuou.

A também soldada da COPPA, Denise, salientou que “às vezes, as pessoas acham que a PM só existe para reprimir. Nosso serviço é sensibilizar as pessoas e mostrar o cuidado que a gente tem com a natureza. Nós somos da Educação Ambiental e estamos sempre levando esses conhecimentos”.

A atividade da SEDUC também atraiu o público externo, como o estudante da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira – UNILAB, José Mateus Francisco. “Foi tudo maravilhoso! É muito bom tirar os alunos da sala de aula e trazê-los para ter esse contato, aprendendo a preservar a natureza. Achei massa!”.

A agente de apoio Simara Orrane também foi só elogios ao Sala Verde Convida. “Foi bom demais! Eles interagiram, aprenderam, pediram mais do teatro dos fantoches. As crianças também tiraram muitas dúvidas com os animais empalhados e peçonhentos, fazendo muitas perguntas. Foi uma experiência ímpar para mim e para eles!”, finalizou.