Proteja o Caranguejo-Uçá: Prefeitura, por meio da SEMAP e em parceria do IBAMA, realiza fiscalizações

Aconteceu nesta quinta-feira (17), mais uma ação de conscientização e fiscalização para a proteção do Caranguejo-Uçá em São Francisco do Conde. A ação está sendo realizada através da Prefeitura, por meio da Secretaria de Meio Ambiente Agricultura e Pesca – SEMAP, em parceria com Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis – IBAMA.

Durante essa ação, Eduardo Votta, analista Ambiental do IBAMA na área de educação ambiental, ressaltou a importância da conscientização: “Temos que preservar a espécie nesse período, pois eles ficam mais vulneráveis durante a reprodução. Por isso, vamos cuidar e preservar o Caranguejo-Uçá em São Francisco do Conde e toda Bahia”.

Antônio Santana, agente Ambiental Federal do IBAMA, falou das fiscalizações que estão sendo feitas no município: “É extremamente importante essa proteção e preservação da espécie. Nossa fiscalização hoje é para a proteção do animal e, principalmente, para garantir as gerações futuras do caranguejo e também visando garantir o sustento das famílias que sobrevivem da espécie”.

Durante o período de reprodução (17 a 22 de fevereiro) fica proibida a captura, o transporte, o beneficiamento, a industrialização, a comercialização de qualquer espécie do caranguejo-uçá, no estado da Bahia, durante o período da andada de acordo com o cronograma estabelecido na Portaria n° 325, de 30 de dezembro de 2020.

A ação do dia 17 de fevereiro percorreu os bairros do Drena1, Cais, Porto de Brotas e Roseira.

Confira as datas:

o    17 a 22 de fevereiro;