PROUNIFAS divulgou o perfil dos universitários de São Francisco do Conde inscritos no Processo Seletivo 2016

prounifas sfc 2016 1

Quem são os universitários de São Francisco do Conde? Qual o perfil desses estudantes? Onde vivem? O que estudam? Para descobrir quem são esses alunos e como melhor atender as suas demandas, o Programa de Apoio Financeiro ao Universitário Sanfranciscano – PROUNIFAS fez um levantamento de dados e divulgou o perfil dos jovens e adultos de São Francisco do Conde inscritos no Processo Seletivo 2016. Neste ano, o processo de inscrição foi online, pela primeira vez, através de uma plataforma digital que esteve disponível no site oficial da Prefeitura de São Francisco do Conde, entre os dias 15 a 17 de março.

O processo online possibilitou que aproximadamente 500 (quinhentos) estudantes fizessem a inscrição de forma prática e rápida pela internet, além de criar indicadores que articulam o PROUNIFAS com outros programas sociais como PAS, Bolsa Família, PROUNI e FIES. Ao todo estão sendo oferecidas 100 vagas para 2016.1.

Entre os dados que foram computados pelas inscrições estão que 48,7% (240 estudantes) estudantes se autodeclararam pretos e apenas 2,4% brancos; entre eles 49,3% estudantes (243 pessoas) são residentes da sede do município, seguido pelo bairro do Caípe com 10,1% de inscritos. Outro dado relevante é que a maioria absoluta dos candidatos é composta por mulheres (74%). Foram 367 ao todo.

Outro dado permitiu ao Programa conhecer as áreas de afinidades desses alunos que, em sua maioria, optam pelos cursos de Saúde e áreas da Educação, especialmente Enfermagem e Pedagogia, respectivamente.

Mais um dado fundamental é que 25,6% dos candidatos aptos ao recebimento da bolsa são beneficiários ou dependentes de beneficiários do Programa de Acolhimento Social – PAS. Outros 21% são beneficiários do Bolsa Família, programa do Governo Federal. Isto prova a importância socioeconômica do PROUNIFAS, que dá a oportunidade de emancipação, através da educação de nível superior, por meio de auxílio financeiro, transporte e residência universitária, garantindo assim o acesso e continuidade dos estudos. Ainda falando sobre condições socioeconômicas, mais de 90% dos estudantes deste município que concorrem a uma bolsa do PROUNIFAS, em 2016, são oriundos das escolas municipais e da rede pública de ensino. Em contraponto, 87% desses alunos estão pleiteando bolsas para instituições de ensino privadas.

O PROUNIFAS

Mais de 600 jovens franciscanos são contemplados mensalmente com Bolsa Universitária e Transporte Universitário, através do Programa de Apoio Financeiro ao Universitário Sanfranciscano – PROUNIFAS, programa vinculado à Secretaria Municipal da Educação – SEDUC, de São Francisco do Conde. A Prefeitura investe anualmente o montante de R$ 5 milhões no PROUNIFAS, entre auxílio financeiro dos estudantes, transporte, pessoal, material de consumo, entre outros.

São 23 ônibus executivos disponibilizados diariamente para o transporte desses jovens para as faculdades instaladas nos municípios vizinhos. O valor da bolsa pode chegar ao máximo de R$ 595 para instituições particulares e R$ 416 para instituições públicas. A renda é critério para seleção e para permanência a exigência é de até 6 salários mínimos.