Prova Brasil inicia avaliação de desempenho dos estudantes de São Francisco do Conde

Entre os dias 23 e 26 de outubro, a Prova Brasil estará sendo realizada em São Francisco do Conde, nas  escolas do 5° ano, 9° ano e  3° ano do Ensino Médio. Essa é uma avaliação que ocorre em todo o território nacional, que visa avaliar os sistemas de educação dos municípios e estados brasileiros.

Durante a avaliação, serão mensuradas as habilidades dos estudantes do Ensino Fundamental e do Ensino Médio em leitura e matemática. Nessa segunda-feira, 23 de outubro, 10 unidades escolares participarão da realização da prova. Na terça, 24, completa-se a aplicação da avaliação nas escolas de Ensino Fundamental I, com a realização da Prova Brasil em mais 06 escolas. O Instituto Municipal Luiz Viana Neto, a Escola Municipal Cruz Rios, o Centro de Estudos e Aperfeiçoamento do Saber – CEAS e o Centro Educacional Claudionor Batista – CECBA, que são as unidades de Ensino Fundamental II do município, participarão da Prova Brasil na quarta-feira, 25. Já no dia 26, será a vez das escolas estaduais.

A pedido da direção da Escola Municipal Duque de Caxias, uma equipe de psicólogas do  Programa de Atenção e Acompanhamento Pedagógico e Psicossocial a Alunos e Professores – PROAP esteve com os alunos da unidade realizando uma atividade de preparação para a Prova Brasil. Os aspectos abordados foram autoestima, motivação e inteligência múltipla, conforme informou a coordenadora do PROAP, Laís  Lima.

A equipe do Proap foi convidada para trabalhar com nossos alunos do 5o  ano, que farão a Prova Brasil, habilidades para gerir pensamentos e sentimentos. A equipe gestora acredita no quanto é importante o desenvolvimento cognitivo e o bem-estar socioemocional das crianças, por isso temos a responsabilidade de ajudá-los. Trata-se, também, de uma preparação para a vida”, esclareceu Roseane, diretora da unidade escolar.

Uma das estudantes a participarem da atividade preparatória foi Jennifer Micaelen. “Eu fiquei mais calma e relaxada. Sinto que agora estou bem mais preparada para realizar a prova”, contou a aluna do 5o ano.

Antes de iniciarem as aplicações das avaliações, algumas unidades escolares ofereceram aos seus alunos um café da manhã reforçado. A Prova Brasil é um diagnóstico em larga escala desenvolvido pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep/MEC).