Público lotou a orla marítima na última noite do V Festival de Samba de Roda do Recôncavo

Durante sete dias de programação, o V Festival de Samba de Roda do Recôncavo, que aconteceu em São Francisco do Conde, reuniu grupos culturais locais e de outras cidades circunvizinhas, reforçando a identidade histórico-cultural do samba, em especial o samba do Recôncavo Baiano.

Além das apresentações musicais, o Festival do Samba também proporcionou momentos de aprendizagem e entretenimento, com palestras, exposição fotográfica, encontro de mestres e mestras de samba, rodas de samba e encontro de sambadeiras e tocadores mirins do Recôncavo.

Depois desses dias de programação do Festival, o saldo é muito positivo por tudo o que esses momentos proporcionaram em prol da valorização e perpetuação da nossa cultura. Após o festival, acontecerá no dia 03 de dezembro, a Lavagem de Nossa Senhora da Conceição da Praia, outra grande demonstração de manifestação popular. Ressalto que para o sucesso do V Festival de Samba de Roda do Recôncavo foi primordial o apoio da gestão e a união de todas as secretarias envolvidas, e com essa união, conseguimos realizar esse belíssimo evento na nossa cidade. Outro fator muito importante a ser salientado é que durante a construção do edital colocamos na programação do festival os bairros mais distantes da Sede, como Jabaquara da Areia e Caípe. Na próxima edição, pretendemos continuar com esse mesmo propósito”, enfatizou o Secretário de Cultura, Osman Ramos.

No último dia de festa, subiram ao palco para animar público que lotou a orla marítima da cidade os sambas Raízes de Angola, Quixabeira e Samba Criola.  E quem encerrou a noite com chave de ouro, foi a cantora franciscana, Izabel Nogueira, que falou sobre o sentimento de cantar mais uma vez em sua cidade, em especial no Festival de Samba.

É sempre uma sensação maravilhosa cantar na minha cidade. São Francisco do Conde é o meu berço, é minha terra maravilhosa e o coração pulsa toda vez que subo nesse palco maravilhoso. Temos que fortalecer esse movimento do samba, porque, afinal de contas, é o ritmo genuíno que nós temos, é um ritmo brasileiro forte. Salve o Samba! Salve o Samba do Recôncavo! Salve o Samba de São Francisco do Conde!

Toda essa cultura encantou moradores e visitantes que vieram prestigiar o evento, como a senhora Rejane Lima dos Santos, da cidade de Feira de Santana.

É a primeira vez que venho a São Francisco do Conde, achei a cidade linda, fiquei encantada com tudo. Pretendo, com certeza, voltar outras vezes e trazer toda a minha família para conhecer as belezas naturais e arquitetônicas dessa cidade tão acolhedora e que nos recebeu com tanto carinho. Fizemos muitos amigos em São Francisco Conde e quem ainda não conhece a cidade venha conhecer porque vale muito a pena. Vocês, assim como eu, irão se encantar!

O V Festival de Samba Roda do Recôncavo é uma ação da Prefeitura de São Francisco do Conde, através da Secretaria Municipal de Cultura – SECULT, por meio da Rede RC de Comunicação, com patrocínio do Fundo Municipal de Cultura, com o apoio da Associação dos Sambadores e Sambadeiras do Estado da Bahia e da Secretaria Municipal de Turismo – SETUR.