Qualifica Bahia certifica alunas que participaram do Curso de Cabeleireira

Nesta sexta-feira, dia 02 de junho, São Francisco do Conde viveu um momento especial com a certificação das alunas que participaram do Curso de Cabeleireira, promovido pelo Governo do Estado, através do Programa Qualifica Bahia. A iniciativa teve apoio da Associação Zé de Lelinha, em parceria com o Colégio Estadual Martinho Salles Brasil, Filarmônica Lira 30 de Março e Comitê Municipal do PCdoB de São Francisco do Conde.

A abertura da certificação ficou por conta de Israel Souza, ator que fez uma intervenção artística no evento falando sobre beleza, autoestima, autoconhecimento e continuou com o Samba Flores da Pitanga, formado pelos alunos do projeto “Essa Viola dá Samba”, da Associação Zé de Lelinha.

Ao todo o curso contemplou 20 franciscanas. A ação teve ainda o apoio da Prefeitura, por meio das secretarias municipais de Desenvolvimento Econômico (SEDEC), Meio Ambiente, Agricultura e Pesca (SEMAP), da Educação (SEDUC) e de Direitos Humanos, Cidadania e Juventude (SDHCJ).

Com o certificado e a qualificação, a partir de agora, as 20 cabeleireiras estarão aptas para o mercado da beleza. O superintendente da Secretaria de Governo, Eliezer de Santana – representando o prefeito Evandro Almeida, parabenizou as jovens e falou da importância do conhecimento. “Neste momento de grande dificuldade no Brasil, principalmente no campo econômico, o Estado da Bahia tem tido uma posição firme em manter os investimentos nas áreas de qualificação e na geração do primeiro emprego”, revelou Alessandro Reis, superintendente da Sudesb. “Participar desses cursos é uma decisão de vocês. O Estado oferta, mas se as pessoas não têm vontade, nem interesse, o resultado não acontece. Por isso, estamos felizes em cumprir mais essa missão de geração de emprego e renda”.

Cada certificação dessas é uma alegria imensa, pois a gente percebe o quanto que um curso mexe de forma positiva com a vida das pessoas. Qualificamos com um olhar social, um olhar humano. A partir de hoje vocês são profissionais certificadas e vão estar construindo autoestima através do trabalho de vocês e realçando a beleza das pessoas”, relatou Marcia Lemos, coordenadora do Qualifica Bahia.

Quem também deu uma palavra de motivação e parabenizou as alunas foi o ex-secretário de Estado, assessor direto do governador Ruy Costa e membro do Conselho de Desenvolvimento Econômico do Estado, Álvaro Gomes. “Eu tenho certeza de que novas turmas virão para a cidade. E quero me dirigir às formandas e dizer que desejo muito sucesso. Sugerir também que não parem por aqui! Procurem novos voos e estudem mais. Esse é um esforço que temos que fazer diante de um quadro muito difícil”.

Eu quero dizer a cada uma de vocês, jovens esperançosas, que estamos vivendo uma crise muito grande e com mais de 14 milhões de brasileiros desempregados e desempregadas, sendo mais de um milhão na Bahia, e temos trabalhado para enfrentar esse fato. O país não ganha com isso e nós, mulheres, temos que debater esse assunto e garantir os espaços para nós mulheres”, falou a secretária de Trabalho, Emprego, Renda e Esporte do Governo da Bahia, Olívia Santana.

A certificação aconteceu no auditório da UNILAB (Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira).