Receita Federal já está recebendo as Declarações do Imposto de Renda 2013

IR2013

O Imposto de Renda (IR) é uma contribuição cobrada às pessoas físicas e empresas (pessoas jurídicas). No decorrer de cada ano, ambos precisam repassar contribuições de sua renda ao Governo Federal e o percentual que se paga varia de acordo com os rendimentos de cada um.

Para declarar o que se ganha, tanto a pessoa física quanto a jurídica devem preencher um formulário que fica disponível no site da Receita Federal, através de um programa que precisa ser baixado, preenchido e em seguida encaminhado à própria Receita, por meio da internet. A Declaração do IR 2013 começou no primeiro dia de março e o prazo final para enviá-la é 30 de abril.

O primeiro passo é colocar a papelada em ordem, separando os comprovantes de gastos que são dedutíveis no Imposto de Renda, como por exemplo: educação (escola, cursos), saúde (planos de saúde, gastos com consulta médica, odontológica, psicologia e etc.), contribuições previdenciárias, doações a entidades, pagamentos de pensão-alimentícia, entre outros. Vale ressaltar que é preciso guardar todos os comprovantes destes gastos que, geralmente, são mensais.

Estão dispensadas da apresentação da Declaração as pessoas que constam como dependentes em Declaração apresentada por outra pessoa física, entre outros critérios que estão no site.

Skip to content