Regata Centenária de Canoas e o II Festival de Mariscos serão realizados nos dias 08 e 09 de dezembro em Santo Estevão

O bairro de Santo Estevão, em São Francisco do Conde, irá promover nos dias 08 e 09 de dezembro, a Regata Centenária de Canoas e o II Festival de Mariscos. O II festival será na praça principal, chamada “Praça da Ponta”. O evento terá início às 11h:30h e conta com uma programação diversificada durante todo o dia.

Serão dois dias onde os visitantes poderão se deliciar com os pratos típicos regionais que serão comercializados em stands montados no evento. A segunda edição do festival contará com shows de artistas locais, eleição da Rainha do Festival e Regata Centenária de Canoas.

Essa é uma iniciativa da Associação Beneficente dos Moradores de Santo Estevão (ABEMSE) com o apoio da Prefeitura de São Francisco do Conde, através das secretarias municipais de Cultura (SECULT), de Turismo (SETUR), de Serviços, Conservação e Ordem Pública (SESCOP) e de Comunicação (SECOM).

Santo Estevão é um dos bairros situados em São Francisco do Conde. Está localizado a sudeste da sede do município, numa pequena ponta da faixa litorânea de São Francisco do Conde. A população local é formada basicamente por pescadores e marisqueiros que extraem do manguezal vários tipos de moluscos para comercialização e em maior escala para a subsistência.

O evento buscará a valorização da tradicional Regata de Canoas, dos produtos e da cultura local. De acordo com o cenário atual e pensando em proporcionar lazer e renda para os moradores de Santo Estevão, o festival será realizado como forma de externar a identidade gastronômica, do bairro, com toda riqueza da mesma.

O II Festival de Mariscos será um espaço democrático e motivador da cultura e cidadania, onde pessoas da cidade e região poderão mostrar seus trabalhos à comunidade, familiares e visitantes. Serão montadas barracas em que serão comercializados pratos da culinária local e comercialização de artesanatos produzidos na própria região.

Regata Centenária de Canoas. A regata centenária de canoas de Santo Estevão é um evento tradicional no município de São Francisco do Conde. O ponto de largada será a Ilha de Bom Jesus dos Passos (Salvador) e ponto de chegada Santo Estevão (São Francisco do Conde). A regata contou no ano anterior (2017) com cerca de 250 competidores, com mais ou menos 25 canoas.