Representante municipal participa de Congresso Internacional em São Tomé e Príncipe

A gerente de Educação Ambiental, da Secretaria Municipal da Educação, Angélica Paixão, está representando São Francisco do Conde no IV Congresso Internacional de Educação Ambiental dos Países e Comunidades de Língua Portuguesa, cujo tema é “A Terra é uma Ilha”, que está acontecendo na Ilha do Príncipe, em São Tomé e Príncipe.

O congresso, que começou no dia 17 e vai até 20 de julho, tem por objetivo contribuir para a formulação de políticas públicas que ajudem no fortalecimento da educação ambiental nos países Lusófonos e Galiza.

Angélica apresenta, no Congresso, o trabalho “Uma abordagem sobre a importância da conservação ambiental do ecossistema manguezal”. Esse ecossistema predomina no município e é fundamental para reprodução de diversas espécies marinhas. Os manguezais também funcionam como fonte de sobrevivência de centenas de munícipes, onde extraem peixes e mariscos.

Além da aquisição de inúmeros conhecimentos atualizados sobre a área, da troca de informações com pesquisadores de diversos países e da descoberta de novas técnicas e dinâmicas que facilitam a disseminação de conhecimentos adquiridos, a gerente da SEDUC tem a oportunidade de ter acesso, no Congresso, a uma infinidade de novos materiais didáticos.

“Certamente, esse conjunto de saberes possibilitará uma dinâmica ainda mais efetiva nas atividades que estão em andamento, além de proposições para implementações futuras na Rede Municipal de Ensino”, declarou Angélica, que é uma das responsáveis pelo projeto Horta na Escola, que prevê plantio de hortaliças, legumes e verduras nas escolas da rede municipal de ensino e ações que despertem o interesse do aluno no cuidado com o meio ambiente.