Representantes do IPAC realizaram visita em São Francisco do Conde para firmar parceria com o município

Na manhã da última sexta-feira, 20 de janeiro, a secretária de Turismo de São Francisco do Conde, Ússula Flávia Pinto, esteve reunida na sede da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB), no município franciscano, com a diretora do Campus dos Malês – Matilde Ribeiro, o diretor geral do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (IPAC) – João Carlos Oliveira, o assessor institucional do IPAC – André Reis, a assessora chefe do IPAC – Fernanda Ribeiro e a chefe de gabinete do deputado estadual Rosemberg Pinto – Aldenira Sena.

O encontro teve como pauta a possibilidade de criação de um projeto que envolva o município, a UNILAB e o IPAC com a criação de ações extracurriculares para os alunos da universidade em instituições do IPAC. A pauta foi uma indicação do deputado estadual Rosemberg Pinto, que trabalha em parceria na captação de projetos para São Francisco do Conde. A presença dos representantes do IPAC no município também teve como objetivo visitar as ruínas da Escola Agrícola com a perspectiva da requalificação no entorno do local, como atrativo turístico. “Nós contamos com o apoio do IPAC para que a requalificação seja feita dentro de todos os critérios que eles utilizam na requalificação de patrimônios históricos e culturais, então tivemos a visita técnica da equipe de obras para avaliar o plano de ação para que tipo de requalificação pode ser feita na Escola Agrícola”, disse a secretária de Turismo, Ússula Flávia Pinto.

A gente já tem conversando com outras universidades a fim de fechar parcerias, como a UFRB, por exemplo, que temos interesse direto com a cultura; eles têm cinema. Tentamos levar algumas das nossas produções de cinema lá para Santo Amaro e aqui em São Francisco podemos fazer um link com nosso acervo voltado para cultura africana, que se não me engano é o maior do país, e aproveitar que a UNILAB tem essa ligação com os países da lusofonia, predominantemente da cultura negra”, destacou o diretor geral do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (IPAC) – João Carlos Oliveira.

Estamos retomando a Secretaria de Turismo aqui no município e entendemos a importância de trazer a universidade para esse contexto. Com isso, estamos pensando a possibilidade de criar um Campus da Hospitalidade, na Ilha de Cajaíba, a fim de criar um espaço de saberes e fazeres. Então, pensamos na oferta de formação profissional para toda região do Recôncavo. Além disso, precisamos de um olhar especial para esses alunos da UNILAB que sofrem um impacto muito grande com a chegada ao município, pois a comunidade não foi preparada para a chegada deles e precisamos aproximar a identidade da África e quebrar os paradigmas de ‘briga por espaço’. A gente quer potencializar a UNILAB e esse público que está aqui tem muito para dar e para receber”, encerrou a secretária Ússula Flávia Pinto.

O encontro marcou o primeiro diálogo entre as três partes envolvidas, a fim de que em breve a parceria seja iniciada. A diretora da UNILAB falou sobre o período inicial de instalação da universidade, que atua há quase 03 anos no município com o curso de Humanidades e Letras, e que se prepara para já no primeiro semestre de 2017 iniciar os cursos de História e Pedagogia, enquanto que para o segundo semestre será a vez de incorporar Relações Internacionais e Ciências Sociais à grade da instituição. Uma nova reunião será agendada em breve para dar continuidade ao projeto.

A presença dos representantes do IPAC no município também teve como objetivo visitar as ruínas da Escola Agrícola com a pesperctiva da requalificação no entorno do local, como atrativo turístico. “Nós contamos com o apoio do IPAC para que a requalificação seja feita dentro de todos os critérios que eles utilizam na requalificação de patrimônios históricos e culturais, então tivemos a visita técnica da equipe de obras para avaliar o plano de ação para que tipo de requalificação pode ser feita na Escola Agrícola”, disse Ussula Flávia Pinto.

IPAC

O Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (IPAC) é uma autarquia vinculada à Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (Secult) e atua de forma integrada e em articulação com a sociedade e os poderes públicos municipais e federais, na salvaguarda de bens culturais tangíveis e intangíveis, na política pública estadual do patrimônio cultural e no fomento de ações para o fortalecimento das identidades culturais da Bahia.