“Resíduos sólidos e sustentabilidade” é tema de Ciclo de Palestras na rede municipal de ensino

As escolas da rede municipal de ensino de São Francisco do Conde estão participando de um Ciclo de Palestras educativas, que será realizado pela Empresa MM Limpeza Urbana. A iniciativa é uma contrapartida social da empresa, cujas ações são articuladas com a Secretaria Municipal da Educação (SEDUC), através de um alinhamento pedagógico. Todo o trabalho é acompanhado pela Diretoria Pedagógica – Sala Verde, que fará, posteriormente, avaliação da atividade nos desdobramentos pedagógicos em sala de aula.

A temática abordada versa sobre Resíduos Sólidos e Sustentabilidade, na perspectiva de sensibilizar as crianças e adolescentes e, por meio delas, os pais e responsáveis, na expectativa de mudança de comportamento com relação ao descarte de resíduos sólidos, vez que são recorrentes o descarte dos resíduos domésticos logo após a passagem do carro de coleta, a depredação das caixas coletoras e descarte nas referidas caixas sem utilização de sacos, além da criação de pontos de lixo aleatoriamente, atraindo vetores que podem provocar inúmeras doenças, além de prejudicar a estética do município.

Essa atuação da empresa junto às escolas da rede, cumpre um dos papeis da Sala Verde, que é de articular parcerias que possam proporcionar difusão diferenciada de conhecimento e estímulo à cidadania ambiental”, declarou Angélica Paixão, gerente de Educação Ambiental da SEDUC.

A primeira unidade escolar contemplada com a atividade foi a Escola Navarro de Brito, localizada na comunidade de Socorro, no dia 24 de outubro, nos turnos matutino e vespertino. As próximas serão as escolas Antônio Balbino, Anísio Teixeira, Abdon Caldeira, João Seabra, Luziene Amália e Osório Vilas Boas, contemplando os bairros de Ponta do Coco, Ilha das Fontes, Muribeca, Engenho de Baixo e Socorro.