Retrospectiva 2018: Ações promovidas pela SEDEC oportunizaram os franciscanos e fortaleceram a economia local

Um dos principais desafios da secretária Ana Christina Oliveira, gestora da pasta de Desenvolvimento Econômico de São Francisco do Conde, foi organizar e desenvolver o comércio local. Diante desse desafio, a SEDEC, ao longo desses anos de trabalho, segue realizando inúmeras ações capazes de proporcionar essa transformação no município, a exemplo da execução do Projeto “SEDEC e Você”, que em sua programação diversificada contou com palestras, cursos, seminários e oficinas sobre gestão, comércio e empreendedorismo que agregaram e levaram mais conhecimento para os empreendedores e microempreendedores de toda cidade.

Nunca antes na história de São Francisco do Conde foram ofertados gratuitamente tantos cursos, oficinas e palestras para a qualificação dos franciscanos, a exemplo dos cursos de Aperfeiçoamento Profissional de Técnicas de Impermeabilização para Estruturas; Empreendedorismo e Rotinas Administrativas; Associativismo, Empreendedorismo Social com ênfase em Elaboração de Projetos; da Oficina sobre “MEI: Você sabe como emitir nota fiscal?”; das palestras de Orientações para Revendedores de Gás e Água, além de uma palestra voltada para o primeiro emprego com o tema: “Jovem empreendedor no campo”, do seminário “Empreender para Crescer” e tantas outras ações em prol do crescimento da cidade através do fortalecimento do comércio, da geração de emprego e renda para os munícipes.

Outra ação pioneira promovida pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico foi a “1ª Semana do Trabalho Decente”, onde foram pautadas temáticas importantes para a formação e capacitação dos empreendedores com um conteúdo capaz de desenvolver competências para gerir seu empreendimento, administrar as dificuldades e, sobretudo, assumir o controle do seu negócio.

Pensando nisso, a SEDEC, em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE) – que se tornou parceiro da secretaria em muitas dessas ações ora elencadas – também realizou visitas técnicas aos estabelecimentos comerciais do município, para fazer orientações gratuitas para os empreendedores através do “Programa Negócio a Negócio”.

Além dessas atividades, a SEDEC também realizou o cadastramento dos ambulantes que tinham interesse em comercializar seus produtos nos eventos festivos no município, isso com o objetivo de organizar as ofertas de serviço, bem como oferecer aos visitantes e moradores mais conforto e bem-estar no circuito da festa.

Nas datas comemorativas, a secretaria não se esqueceu de homenagear essa categoria que tanto contribui nesse desafio de transformar a economia do município. Para celebrar o Dia do Feirante, a SEDEC realizou diversas atividades e uma merecida homenagem a esses profissionais que mantêm essa tradição e esse ofício há muito tempo. Na Feira Livre Municipal, foi montada uma estrutura para recepcionar os feirantes e os cidadãos que fazem compras no local com café de manhã, palestras, exames de glicemia, aferição de pressão arterial, trabalho educativo sobre o descarte de resíduos, orientação da Vigilância Sanitária, cadastramento, sorteio de prêmios para os feirantes, orientação contábil, nutricionista e assistência social. As equipes da secretaria também realizaram uma pesquisa de opinião para saber dos feirantes  sugestões de melhorias para a Feira Municipal.

Dando seguimento as ações, a SEDEC também é a pasta idealizadora de outra grande iniciativa, o Projeto “Outubro Empreendedor”, que durante aquele mês, realizou diversas atividades voltadas para o empreendedorismo, seja na perspectiva do incentivo aos futuros empreendedores ou até mesmo para a consolidação daqueles que estão em execução. Em ambos os casos, a SEDEC dispõe de uma equipe qualificada para melhor atender ao cidadão franciscano com a “Sala do Empreendedor”, um espaço dentro da sede da secretaria exclusivamente voltada par auxiliar os empreendedores locais.

Além de oferecer essas oportunidades, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico também proporcionou ações capazes de demonstrar todo o potencial e a aprendizagem desses empreendedores após tantas palestras, cursos e seminários que foram oferecidos gratuitamente. Trata-se da Feira de Empreendedorismo e da Feira de Negócios que reuniu em um único espaço empreendedores locais que puderam vender e expor seus produtos. Além de palestras, a programação contou também com case de empreendedores, assessoria técnica e apresentação cultural direcionada.

Outra grande iniciativa da gestão municipal, através da SEDEC, foi o aplicativo Me Chame – Classificado Digital para o trabalhador autônomo do município. Um aplicativo lançado em 2018, que visa aproximar clientes de portadores de serviços nas mais diversas áreas, uma oportunidade de expor e valorizar a mão de obra local utilizando a tecnologia como aliado diante do atual cenário de crise econômica que assola o país.

Também caminhando para sanar essa crise e em busca de melhorias e avanços para o desenvolvimento econômico do município, a Prefeitura de São Francisco do Conde, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico – SEDEC, não tem medido esforços. Nesse sentido, a secretária Ana Christina Oliveira tem buscado novos recursos para o desenvolvimento econômico do município com empresas privadas, órgãos federais e estaduais. Tudo isso, com o único objetivo, que é proporcionar aos franciscanos uma cidade próspera e justa para todos.