Retrospectiva 2018: Desafios e conquistas marcam o ano da Secretaria de Direitos Humanos, Cidadania e Juventude (SDHCJ)

Apesar das dificuldades e desafios enfrentados ao longo dessa jornada, a Secretaria Municipal de Direitos Humanos, Cidadania e Juventude (SDHCJ) realizou neste ano de 2018 diversas ações em prol da garantia de direitos dos mais diversos segmentos que compõem o município, bem como os cidadãos de todas as faixas etárias, jovens, crianças e idosos.

Através do diálogo, foram empossados diversos conselhos municipais, a exemplo do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência, para o biênio 2018/2020, que, após uma eleição que movimentou toda a cidade, os membros do primeiro Conselho dos Direitos da Pessoa com Deficiência foram empossados no dia 03 de dezembro, numa cerimônia marcada por grandes emoções.

Ainda falando sobre os conselhos municipais, a SDHCJ deu posse aos membros do Conselho da Pessoa Idosa, este que aconteceu no dia 17 de outubro e contou com a presença de autoridades municipais e a sociedade civil, que demonstrou nos discursos a gratidão e a responsabilidade de compor esse conselho muito importante para o município, a exemplo do Projeto Futuridade, também lançado no mês de outubro, que promoveu um conjunto de ações integradas com vista na promoção e garantia dos direitos dos idosos.

O mês de setembro também foi um período onde a secretaria promoveu muitas ações, como a cerimônia de posse do Conselho de Promoção da Igualdade Racial, a Semana da Juventude, onde foram realizadas, por toda cidade, com os alunos da rede municipal de ensino, diversas oficinas.

O Projeto Circulô, Juventude, Arte e Cidadania não poderia ficar de fora das ações que aconteceram em 2018. Trata-se de um projeto que fomentou a autoestima da juventude franciscana, em diversos bairros da cidade, a exemplo das comunidades da Roseira e da Baixa Fria, com apresentações de dança, música, poesia, desenho, performance e outras expressões artísticas.

Prezando não somente pela formação social dos munícipes, mas também pela formação educacional, a SDHCJ também promoveu, com êxito, diversos cursos, workshops , seminários, reuniões, capacitações, palestras e rodas de conversa. Dentre as ações estão o Curso Básico de Inglês, que beneficiou dezenas de jovens franciscanos, o curso de formação em Língua Grega, o workshop sobre Diversidade Religiosa, a roda de conversa sobre Gênero e Violência Doméstica, que capacitou aproximadamente 70 servidores públicos, oriundos da rede de enfrentamento a esse tipo de violência, assim como a reunião com os voluntários de Proteção dos Direitos das Crianças e dos Adolescentes, a Roda de Conversa sobre Saúde e Autoestima da Mulher Negra, realizada no PSF do bairro de São Bento, o I Encontro de Saúde e Direito da População LGBT do município, sendo esta uma ação precursora em São Francisco do Conde.

A SDHCJ também realizou oficina de Flores de Papel para as mulheres vitimas de violência doméstica, o “Dia D” contra a discriminação racial, Diálogos Formativos com os servidores, Jornada da Cidadania e o Dia Municipal de Combate à Intolerância Religiosa, que foi celebrado com respeito e harmonia.

Essas foram algumas das inúmeras ações realizadas pela Secretaria de Direitos Humanos, Cidadania e Juventude de São Francisco do Conde, em prol da valorização e garantia de direitos dos cidadãos franciscanos.

Skip to content