Retrospectiva 2018: Relembre as principais ações da SESCOP que transformaram São Francisco do Conde numa cidade cada vez melhor

Sempre comprometida em melhorar a qualidade de vida da população franciscana, as equipes da Secretaria Municipal de Serviços, Conservação e Ordem Pública (SESCOP) trabalharam incessantemente no ano de 2018, assim como nos anos anteriores.

Sob a gestão do secretário da pasta, Amarildo Guedes, os departamentos e profissionais que compõem a secretaria não pouparam esforços para atender as solicitações e necessidades dos cidadãos franciscanos. Por toda cidade podem ser observadas melhorias e serviços que foram realizados pela SESCOP, capazes de transformar São Francisco do Conde numa cidade cada vez melhor para todos, a exemplo da recuperação da Rua Eliodório, que dá acesso ao CEAS/ Caípe de Cima, recuperação de iluminação na estrada de Campinas; manutenção de iluminação no Engenho de Baixo; manutenção de iluminação na estrada do Porto do Ferrolho; manutenção dos projetores da rodoviária; manutenção de iluminação na Rua Santa Rita; roçagem e varrição no Alto do Ouro Negro; sacheamento na Praça do Caípe de Baixo; sacheamento e varrição no Centro de Abastecimento/ Sede; roçagem e varrição no Caípe de Cima; calçamento do bairro da Curupeba, limpeza urbana na Ilha do Paty, desobstrução de redes de drenagem em vias públicas, mutirão de limpeza na praia do bairro de Santo Estevão e Caípe de Baixo, limpeza de rios e canais, limpeza de manguezais, além de manutenções na iluminação em várias localidades, como Caípe de Baixo, Calmonte, Caípe de Cima, Santo Estevão, Fazenda Macaco, Monte Recôncavo, Paramirim, Coroado, Vencimento, Madruga, Baixa Fria, Dom João, Socorro, Muribeca, Jabequara das Flores e na Sede. A SESCOP também tem desempenhado um grande trabalho diário quanto à coleta de lixo da cidade, bem como na intervenção de alguns problemas que são frequentes no período chuvoso, como os matos que crescem em praças, canteiros e lotes baldios.

Outra ação de fundamental importância executada pelas equipes do Departamento de Fiscalização Integrada – órgão ligado à SESCOP – refere-se a operação de combate à poluição sonora, onde foram realizadas operações em diversos bairros da cidade, sempre prezando pelo bem-estar dos moradores e garantindo a execução da lei que regulamenta a emissão de decibéis permitidos.

Ao longo deste ano, a SESCOP caminhou a passos largos para o desenvolvimento de São Francisco do Conde, a exemplo das oficinas do Plano Municipal de Saneamento Básico, que foram realizadas nas localidades do município e da Audiência Pública para Apresentação e Validação do Plano Municipal de Saneamento Básico e Resíduos Sólidos.

Para além dessas atividades de suma importância, a SESCOP, em parceria com o DETRAN-BA, também realizou o curso de Condutor de Táxi e certificou os profissionais que executaram esse serviço no município, além da liberação de alvarás de táxis para aqueles que estiveram aptos a circularem no município, com plotagem específica e autorizações que determinam a lei.

Como toda secretaria, a SESCOP também possui seus departamentos e órgãos que estão diretamente ligados ao setor, a exemplo da Defesa Civil, que também realizou diversas intervenções importantes para garantir a segurança dos moradores, principalmente nos períodos chuvosos, onde o risco é eminente. Durante o ano, o órgão prestou serviços de lonamento, vistoria de encostas, vistoria de imóveis comercial e residencial e monitoramento das áreas de risco do município, além da realização do 3º Seminário de Proteção e Defesa Civil, que reuniu especialistas de várias cidades para tratar sobre a importância da ação desses profissionais e sua capacitação constante.

 Outro departamento que também seguiu promovendo ações de conscientização foi o Departamento de Trânsito e Transportes (DTT) que, além de melhorar o fluxo do trânsito na cidade nos eventos festivos, também levou ações socioeducativas para os condutores, pedestres e também crianças, a exemplo dos alunos da Escola Crescendo e Aprendendo, que participaram de uma ação socioeducativa sobre educação no trânsito.

Agora, falando sobre segurança pública e visando mais tranquilidade para os munícipes, a Prefeitura de São Francisco do Conde, através SESCOP, realizou também a entrega de duas viaturas policiais que passaram a integrar a frota de policiamento do município. Essa ação se deu através de uma parceria da Prefeitura com a 10ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM) para garantir a sociedade local mais segurança e celeridade.

Seja nos eventos festivos ou no dia a dia da população, é possível perceber equipes da SESCOP trabalhando e ajudando a gestão municipal a continuar seguindo no caminho do progresso, da confiança e do comprometimento com cada franciscano. Esse é o compromisso que vem sendo honrado e cumprido pelas equipes da SESCOP e o seu gestor.

Skip to content