Retrospectiva 2018: SEDESE trabalhou para incentivar o protagonismo social no município de São Francisco do Conde

Ao longo do ano de 2018, a Secretaria de Desenvolvimento Social e Esportes (SEDESE), desempenhou diversas atividades sociais importantes para o desenvolvimento do município capaz de incentivar o desenvolvimento e protagonismo social.

Foram inaugurados 03 centros de atividades voltados para o esporte, saúde e bem-estar, sendo eles:  O Centro de atividades Esportivas do Caípe de Baixo, a inauguração do Conselho Tutelar no Caípe de baixo e a Inauguração da nova sede do Centro de Referência de Assistência Social CRAS – Caípe. Trata-se de importantes obras que beneficiam diretamente os franciscanos que foram na contramão da crise que assola o país.

Em 2018, a SEDESE desenvolveu ações que tinham como finalidade fortalecer os vínculos familiares, aproximar as comunidades, além de proporcionar cultura, lazer e conhecimento a população Franciscana. Foram realizados eventos culturais pelos bairros da cidade, somaram forças, desenvolveram projetos que envolvessem Prefeitura X comunidades, ações essas, que resultaram em frutos aprazíveis.  Podemos citar como exemplos a 3° edição do Carna Social, as rodas de conversas que foram promovidas e abordaram temas de suma relevância social, a exemplo da luta contra o abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes.

Ainda falando sobre o fortalecimento dos vínculos familiares e projetos comunitários, foi realizado um evento em comemoração ao “Dia da Família” com o objetivo de aproximar os integrantes que compõe o contexto familiar da qual faz parte a criança que é atendida pelos serviços que são oferecidos pelo Centro De Referência de Assistência Social (CRAS).

Já no mês de maio, São Francisco do Conde comemorou o Dia da Luta Antimanicomial, no qual também foram desenvolvidas diversas atividades através da SEDESE, além da realização da

X Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, que teve como tema “Proteção Integral, Diversidade e Enfrentamento à Violência”.

Dando seguimento as ações, ainda foram realizados passeios culturais, atividades de incentivo a pratica de leitura, a exemplo do Projeto LerArte que celebrou o “Dia do Livro”, além do Forró Social, da 2ª edição do Projeto Fitdance, da 2ª edição do Cine CRAS e a festa que reuniu todos os usuários no CRAS Retrô. Todas essas ações com o objetivo de proporcionar mais lazer, aprendizado e aproximar as famílias franciscanas.

E não para por ai, a SEDESE também ofereceu projetos educativos e esportivos ao longo deste ano de 2018. Foram diversas palestras e atividades pelos bairros da cidade com o objetivo de oportunizar os jovens franciscanos, dialogar e refletir sobre diversos temas sociais importantes, buscando sempre o protagonismo individual e coletivo dos franciscanos.

Também não podemos esquecer do  XX Encontro Nacional do Colegiado Nacional de Gestores Municipais de Assistência Social (CONGEMAS), que aconteceu em  Belo Horizonte/MG e teve como tema Os desafios à universalização do SUAS na conjuntura atual, além do  I Festival de Talentos do CRAS, as ações  do “Setembro Amarelo”, que teve como finalidade conscientizar e alertar a população franciscana sobre a prevenção do suicídio.

Também foi promovido a 17ª edição do Campeonato de Praia do Caípe de Baixo, a I Copa de Futebol de Campo do Poeirão na Muribeca, a II Copa Osmar Machado de Futebol de Areia, a I Copa Recôncavo   de Jiu – Jitsu, o Campeonato baiano de futebol feminino não profissional e o I Batizado de Capoeira de Santo Estevão.

O trabalho realizado pela SEDESE foi marcado por resultados positivos ao desenvolver atividades primorosas e produtivas para o progresso do município e dos munícipes. Sempre prezando pelo bem-estar e na luta pela garantia dos direitos socais para todos.