Retrospectiva 2018 – SEMAP desenvolveu ações de conscientização socioambiental e de incentivo à Agricultura Familiar

A prefeitura de São Francisco do Conde, através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca (SEMAP), ao longo de 2018 trabalhou incessantemente para desenvolver ações socioeducativas e de conscientização sobre a importância de preservar o meio ambiente. Foram desenvolvidos diversos projetos relevantes sobre sustentabilidade, mutirões socioambientais e caminhadas.  Ações com o intuito de formar cidadãos conscientes e que fizeram diferença para o progresso do município.

Em 2018, a SEMAP empossou os membros do Conselheiro do Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente (COMDEMA) e do Conselho Municipal de Desenvolvimento Sustentável – (CMDS).  Além disso, a secretaria também realizou nos bairros da Muribeca e Roseira o serviço de Mecanização Agrícola que visa atender pequenos e médios produtores rurais do município, com os serviços de aração, gradagem e sulcagem do solo, aumentando assim a produtividade e garantindo a renda do agricultor.

A SEMAP também realizou na Câmara de Vereadores um ato de apresentação e mobilização do Projeto de Reabilitação Florestal de Áreas de Preservação Permanente (APPS) dos rios Joanes e Jacuípe, com objetivo de recuperar a vegetação nativa no entorno de 100 nascentes e de 100 hectares de áreas marginais dos rios Joanes e Jacuípe.

Visando a sustentabilidade e o bem estar – estar dos servidores a SEMAP também desenvolveu o projeto “Sustentabilidade: Use, siga e sustente essa ideia”. Foram distribuídas 722 garrafinhas plásticas nos setores que compõe a gestão municipal para diminuir sensivelmente o consumo de copos plásticos, o que gera custos para o município e malefícios para Meio Ambiente.  Dentre as inúmeras ações, a SEMAP também realizou uma atividade em celebração ao Dia Internacional da Água. Na oportunidade, foi realizada uma caminhada e Mutirão Socioambiental na Ilha das Fontes, além de palestras e debates com os moradores da ilha e estudantes acerca da importância da preservação ambiental para as novas e futuras gerações.

Essa foi mais uma ação de instrução para a população sobre a utilização da água de forma responsável e consciente.  As equipes da SEMAP, em parceria com as secretarias municipais de Serviços, Conservação e Ordem Pública – SESCOP e da Saúde – SESAU, através da Vigilância Sanitária, e juntamente com a Empresa Baiana de Águas e Saneamento S.A – EMBASA também realizaram um trabalho de limpeza em algumas fontes da localidade, retirando terra, matéria orgânica, entulhos e ferragens, desobstruindo, assim, os olhos d’água.

Dando continuidade aos trabalhos, outra ação de suma importância promovida pela SEMAP foi a Campanha de Arrecadação de Garrafas Pet. Uma iniciativa primordial de conscientização sobre a magnitude da reciclagem como um viés fundamental para a preservação do meio ambiente.

A secretaria também promoveu ações socioeducativas nos bairros do Caípe de Baixo e Campinas em celebração ao Dia da Árvore e ao Dia de Proteção aos Manguezais, com uma caminhada ecológica visando promover, para os vários segmentos da sociedade, uma sensibilização na perspectiva do uso sustentável e melhor conservação das áreas ocupadas por manguezais no território de São Francisco do Conde. Outra data comemorativa trata-se do Dia do Agricultor, onde na oportunidade, a SEMAP homenageou os agricultores familiares do município.

Outro grande feito nessa luta pela natureza foi a inauguração do Centro de Educação Ambiental. Um espaço voltado para o conhecimento acerca das plantas e árvores nativas da região. Na área que abrange o Centro de Educação Ambiental são cultivadas hortas medicinais e mudas de plantas.

No decorrer do ano de 2018, a SEMAP também sempre esteve ao lado dos pescadores e marisqueiras do município, homenageando-os, valorizando e reconhecendo a importância dessa atividade para São Francisco do Conde. A gestão municipal, através da SEMAP, honrou o seu compromisso com os franciscanos que desenvolvem essa atividade ao realizar o pagamento das parcelas do Defeso Inverno Municipal, beneficiando assim, aproximadamente 419 pescadores e marisqueiras do município.

Outra grande ação realizada pela SEMAP no ano de 2018 foi o Lançamento do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA),  que está em execução direta no município, por meio do Centro de Educação Ambiental e beneficia os agricultores familiares do município através de mecanismos de comercialização que favorecem a aquisição direta de produtos de agricultores familiares ou de suas organizações, estimulando os processos de agregação de valor à produção. Com o Programa, a SEMAP, em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Social e Esportes (SEDESE), realizou a doação e distribuição desses alimentos para a população em maior situação de vulnerabilidade social. Trata-se de mais uma ação da SEMAP que evidencia os resultados dos trabalhos desenvolvidos pela secretaria que beneficia diretamente o povo franciscano.