Retrospectiva 2020: SEGOV, SETUR, SECULT e SDHCJ – secretarias se reinventaram durante a pandemia de Covid-19

SEGOV – Mudando a forma de trabalhar para continuar atendendo à população franciscana, as secretarias municipais tiveram que se reinventar durante a pandemia de Covid-19. Essa reinvenção passou pelos mais variados aspectos  institucionais: foi desde o aspecto social, com a necessidade do distanciamento para evitar a propagação do vírus, até a busca de novas formas de planejar, coordenar e executar ações que se adaptassem à nova realidade.

Nesse sentido, o trabalho remoto tornou-se uma alternativa para manter o cidadão próximo à gestão municipal, fazendo parte das ações e participando efetivamente das suas decisões.

Foi com esse cuidado, de prezar pelo bem-estar da população franciscana, que a Prefeitura Municipal de São Francisco do Conde, por meio da Secretaria de Governo (SEGOV), desde o início da pandemia, tomou algumas medidas capazes de proporcionar mais segurança e saúde aos cidadãos, com a publicação de inúmeros decretos, portarias e leis capazes de nortear ações planejadas e eficazes na luta contra o novo coronavírus. Foi graças a esse comprometimento da Prefeitura, através das equipes da SEGOV, sob a gestão do secretário Eliezer de Santana, que os franciscanos puderam continuar firmes e conscientes na luta contra a COVID-19.

SETUR – Antes da humanidade sofrer com uma das suas maiores pandemias, o normal seguia seu fluxo, e assim sendo, logo o início de 2020 todos se preparavam para continuar os seus projetos semestrais. E, foi pensando desta forma, que a Secretaria de Turismo, no mês de fevereiro, iniciou como fez nos anos anteriores, o cadastramento dos representantes dos blocos, paredões arrastões e charangas interessados em desfilar no Carnaval Cultural deste ano – Carnaval este que foi um sucesso e ajudou no fortalecimento do comércio local, bem como na valorização dos artistas locais.

Após o período carnavalesco, com a chegada do novo normal, a SETUR, sob a gestão da secretária Ussula Flávia, precisou reinventar-se. Após a realização das inscrições do Processo Seletivo do Curso de Inglês, a Secretaria de Turismo, com o intuito de oportunizar e dar continuidade a formação profissional dos franciscanos retornou às aulas do Curso de Língua Inglesa voltado para o Turismo, mas, dessa vez, no formato de ensino a distância (EAD), visando a proteção e o cuidado com os cidadãos, sobretudo nesse momento de pandemia.

SECULT – Assim como aconteceu nos diversos órgãos municipais, com a Secretaria de Cultura (SECULT), não poderia ser diferente, pois o distanciamento social causado pela pandemia mundial do coronavírus (Covid-19) mudou muitos os hábitos da população e mexeu com o planejamento anual da secretaria.

Com o objetivo de identificar e mapear todos os segmentos culturais do município e, em virtude da criação da Lei 14.017/2020, conhecida como Lei Aldir Blanc – que trata de ações emergenciais destinadas ao setor de Cultura, que estabelece um conjunto de ações a serem tomadas no sentido de minimizar os impactos da pandemia da COVID-19, a Secretaria Municipal de Cultura – SECULT, de São Francisco do Conde, realizou de 08 a 22 de setembro, o Cadastramento Cultural.

Os trabalhadores e trabalhadoras que tiveram suas atividades interrompidas por conta do isolamento social em combate a COVID-19, se cadastraram via internet, e para além disso, também participaram de Encontros Culturais, onde foram informados sobre a aplicação da Lei Aldir Blanc e os impactos da pandemia, além de terem debatido os desafios para o futuro.  É importante salientar que, mesmo de forma remota, como se deu inicialmente, todas as secretarias municipais não mediram esforços para aproximar a população e continuar levando serviços de qualidade aos munícipes, sobretudo neste momento difícil.

SDHCJ – A Secretaria de Direitos Humanos, Cidadania e Juventude (SDHCJ), assim como as demais secretarias municipais, teve um importante papel na luta contra a COVID-19, e sobretudo, nas desigualdades sociais ocasionadas pela pandemia. Visto que, dentre as ações da secretaria, foi lançado no mês de maio, o Projeto Rede Cidadania.

O projeto uniu a administração municipal, entidades organizadas da sociedade civil e empresas formando uma tripartite, com o objetivo de criar uma rede de solidariedade  tendo em vista amenizar os impactos sociais, conscientizar e informar a população diante dessa pandemia que assola o mundo, além de manter a rede de garantia, promoção e combate a violação de direitos humanos.

Com essa união, foi possível realizar o  Drive Thru Solidário, onde os franciscanos puderam contribuir e ajudar outras pessoas que foram duramente atingidas pela pandemia. Com essa iniciativa, foram arrecadados toneladas de alimentos não perecíveis, produtos de limpeza e de higiene pessoal que foram doados para diversas associações e ONGs do município franciscano. Além das 60 cestas básicas doadas, as instituições também receberam 70 unidades de máscaras produzidas pelas costureiras voluntárias da Rede.

Para além dessa iniciativa solidária, a Secretaria de Direitos Humanos, Cidadania e Juventude, também se mostrou atuante no trabalho de conscientização e fiscalização do cumprimento das leis e decretos municipais, isso porque, partiu da SDHCJ a criação do Disque Denúncia São Francisco do Conde, onde foi disponibilizado um número telefônico: 0800 071 8199 para que os cidadãos pudessem ligar em caso de descumprimento das medidas estabelecidas nos decretos municipais.