Roberto Mendes encantou franciscanos e africanos com apresentação na Unilab

A Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB) foi palco do show do cantor, compositor e instrumentista Roberto Mendes, na última terça-feira (14), com a apresentação “O samba chula antes do Telefone”. Natural do município de Santo Amaro, Mendes é nacionalmente famoso pelas canções enaltecidas em vozes como as de Maria Bethânia, Caetano Veloso, Gilberto Gil e outros artistas brasileiros. Durante o show ele pediu ao prefeito de São Francisco do Conde, Evandro Almeida, que continuasse levando este estilo musical aos espaços públicos. Em seguida e de modo muito irreverente, ele convidou os alunos da Unilab para “caírem” no samba.

O show foi uma oportunidade de integração entres os universitários de São Francisco do Conde e os da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB). O espetáculo teve duração de aproximadamente uma hora e meia e o repertório foi composto apenas de chula. Ainda durante a apresentação foi feita uma homenagem ao sambista franciscano Zeca Afonso. Na oportunidade também foi lançado o inventário do sambista.

Estudioso há 45 da chula, gênero musical do Recôncavo Baiano, a apresentação de Mendes fez parte do projeto “Na fé, na festa, na dança – festança”, o qual foi aberto com a música Massemba. “Esta é uma introdução sobre como a chula veio para o Recôncavo”, definiu Mendes. No palco, o artista recebeu e ele ainda recebeu o músico, também santoamarense, Valmar Paim e a cantora franciscana Izabel Nogueira. Juntos, Mendes e Izabel cantaram o sucesso “Só se vê na Bahia”, de autoria do próprio Roberto.

 

Skip to content