Rodas de Conversa celebrou o Dia da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha em São Francisco Conde

Nesta quarta-feira, 25 de julho, data em que se celebra o Dia da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha, a Prefeitura de São Francisco do Conde, através da Secretaria Municipal de Direitos Humanos, Cidadania e Juventude – SDHCJ, realizou uma Roda de Conversa, cuja pauta principal aborda temas relacionados ao empreendedorismo da mulher negra.

Eminentemente formado por negros, o município de São Francisco do Conde aposta nas ações de fomento às políticas públicas para promoção da autoestima da classe feminina, bem como seu empoderamento e protagonismo, conforme ressaltou a secretária da pasta, Luciana Araújo (SDHCJ).

“Ano a ano fazemos atividades com temas diferenciados para o empoderamento delas, tanto pelo reconhecimento da luta quanto pela resistência da mulher negra, porque essa data, para além de ser comemorativa, é uma data de luta, em que devemos agregar as mulheres negras de forma conjunta, para que as políticas públicas para esta classe, sejam elas de combate ao racismo ou de igualdade de gênero, sejam fortalecidas dentro do município. Essa é uma data de visibilidade da mulher negra que, mesmo sendo mulher, tem suas especificidades”, declarou a secretária, cuja ação foi realizada mediante parceria com a SEDEC (Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico).

Durante a roda de conversa, a historiadora Alva Célia Medeiros, diretora do Dep. de Igualdade da SDHCJ, discorreu sobre a temática “Dos Tabuleiros ao Século XXI”. Já a secretária Ana Christina Oliveira (SEDEC), voltou -se para a participação política da mulher na sociedade, mercado de trabalho e âmbito social.

A proposta é dar continuidade a trabalhos desse tipo no município, com ações descentralizadas, como a que ocorrerá no próximo dia 31 de julho, no PSF de São Bento, onde Saúde e Autoestima serão pauta do encontro. Dele participarão Dra. Edilene Carvalho – especialista em Saúde da Mulher e a militante Olívia Santana. Serão oferecidos neste dia: vacinação, testes rápidos, assistência jurídica para tratar de assuntos voltados à mulher, além da parte cultural com samba de roda e batuque de negro, voz e violão com Nai Santos e Lu Santana, além de sorteio de kits beleza.

Skip to content