Sábado letivo com sessão de cinema para estudantes franciscanos

No último sábado (07), os estudantes do 9° ano do Centro Educacional Claudionor Batista – CECBA tiveram uma aula diferente, regada à pipoca e cinema. Eles foram os primeiros espectadores do projeto CINE SEDUC que irá, periodicamente, exibir filmes com caráter educativo para os alunos da Rede Municipal de Ensino.

O que mais me sensibilizou foi ver o rostinho iluminado dos alunos assistindo ao filme. Todos nós somos capazes de sermos extraordinários, onde estivermos. A partir de hoje vamos colocar em prática esse lado lindo que todos nós temos”, instigou a professora Zaline Lopes, presente à atividade, que foi realizada na Sala de Treinamento da Secretaria da Educação – SEDUC.

A sessão emocionou todos os presentes ao apresentar a história de um garoto que nasceu com uma deformidade facial e passou a frequentar a escola regular, pela primeira vez, aos 10 anos de idade. O enredo do filme serviu de gancho para uma frutífera discussão acerca do bullying, um ato de violência física ou psicológica sobre um indivíduo ou grupo, muito comum no ambiente escolar, que pode trazer consequências desastrosas para a vítima do abuso.

Quando sentirem que precisam de ajuda, conversem com os professores. Acreditem que nós queremos muito o bem de vocês. Se você sofrer bullying, relate o ocorrido com a equipe da escola que a gente resolve!”, reforçou o professor Thyago Roberto.

A gestora do CECBA, Tatiana Nova, relatou que fora vítima de bullying no passado, mas em seu caso, o insulto serviu para estimulá-la a ser cada dia mais dedicada aos estudos. “Esse filme é uma lição de vida! Quantos bullyings já não sofri?  Então, resolvi estudar ainda mais para que eu pudesse me superar, através da educação. Fiz isso, não para mostrar  ao outro, mas para mim mesma. Acreditem, vocês podem ser o que vocês quiserem!”.

Além da equipe da Diretoria de Programas e Projetos, à frente do CINE SEDUC, a sessão de estreia do projeto teve a participação do Programa Educa Chico e da Gerência de Arte e Educação da Diretoria Pedagógica, com a proposta de formação de plateia. No que depender dessa primeira exibição, o CINE SEDUC já é um sucesso!