Sala Verde da Secretaria da Educação de São Francisco do Conde reúne Educadores Ambientais em formação para socialização da Plataforma Monitora EA

Nesta última quinta-feira (25), a Sala Verde de São Francisco do Conde sediou um Encontro formativo para socialização de dados da Plataforma Monitora EA, que tem como objetivo cadastrar, monitorar e analisar – com base em 27 indicadores –  projetos e políticas públicas de Educação Ambiental no país. A ação é um desdobramento da Oficina de Indicadores de Educação Ambiental – Região Nordeste, ocorrida nos dias 25, 26 e 27 de março no Instituto Baleia Jubarte, em Praia do Forte.

Promovida pela ANPPEA – Articulação Nacional de Políticas Públicas de Educação Ambiental, com o apoio da Secretaria Estadual do Meio Ambiente (SEMA), a oficina integra o projeto de implantação da Plataforma Brasileira de Monitoramento e Avaliação de Projetos e Políticas Públicas de Educação Ambiental. Seu tema foi: “Formação de formadores em monitoramento e avaliação de projetos e políticas públicas de Educação Ambiental de transição para sociedades sustentáveis”.

“Uma vez criada a Plataforma Monitora EA, estão sendo realizadas essas oficinas em todo o país. A primeira foi no nordeste, em Praia do Forte, com representantes de boa parte dos estados nordestinos. Nela, ficamos com a responsabilidade de socializar as informações adquiridas com as Salas Verde e outras instituições ligadas à Educação Ambiental, que é o que estamos fazendo agora”, pontuou a Professora do Curso Biologia da Universidade Estadual de Feira de Santana – UEFS – Joselisa Oliveira, uma das formadoras do evento em São Francisco do Conde, ao lado da Coordenadora do NOAP/UFBA- Rejâne Lira e a Gerência de Educação Ambiental da SEDUC.

De acordo com a professora Joselisa, “estamos jogando uma semente e esperamos que a terra seja bem fértil para que cada representante possa preencher a plataforma Monitora EA. A ideia é que até o final do ano tenhamos um protótipo dessa plataforma funcionando e, inclusive, formando uma rede de parceiros”.

Participaram da atividade, alunos da disciplina Atividade Curricular na Comunidade- ACCS / UFBA, Sala Verde da UFBA, equipe de Educação Ambiental da UEFS, a UNILAB (representada pelo professor Pedro Acosta Leyva), Sala Verde de Candeias, Sala Verde de Santo Amaro, além de representantes da Secretaria de Serviços Públicos/Gerência de Educação Ambiental de São Francisco do Conde – SESCOP, Secretaria de Saúde/Vigilância Sanitária e Epidemiológica de São  Francisco do Conde – SESAU e da Secretaria de Meio Ambiente Agricultura e Pesca de São  Francisco do Conde- SEMAP, com a presença do secretário Renato Costa Rosa.

Dentre os trabalhos desenvolvidos em Educação Ambiental compartilhados pelo grupo, esteve a Sala Verde da UFBA, apresentada pela professora Rejâne Lira, e a Sala Verde de São Francisco do Conde, apresentada pela gerente de Educação Ambiental da SEDUC, Angélica Paixão.

A sala verde da UFBA tem um curso de oficina de vídeos, produção de jornal e de rádio e TV para o público jovem, uma vez que entendemos a importância da inter-relação entre Educação e Comunicação, visando a cidadania, como apregoa Mário Kaplun e Paulo Freire quando falam de Educomunicação. Temos uma centena de vídeos produzidos, que estão disponíveis em nosso blog (salaverdeufba.wordpress.com)_, informou a professora Rejâne.

Ao apresentar a Sala Verde de São Francisco do Conde, Angélica Paixão relembrou que ela ainda não possui nem um ano de existência, tendo sido inaugurada oficialmente no mês de fevereiro, durante os Diálogos Pedagógicos.

”A Sala Verde fechada em si mesmo não consegue produzir muito.  Temos buscado caminhar nos conceitos e princípios da Educação Ambiental, atendendo  os segmentos e modalidade da Educação  Infantil, Ensino Fundamental Anos Iniciais e Finais e Educação de Jovens e Adultos”, declarou Angélica, reiterando a necessidade de desmistificar a Educação Ambiental como um modelo voltado para datas específicas, como dia da árvore e dia do meio ambiente.

A coordenadora da Sala Verde de SFC também apresentou algumas das múltiplas ações que já aconteceram, nesse pouco tempo de existência, como as oficinas de reaproveitamento de resíduos. Outras iniciativas compartilhadas foram a formação de professores,  com parte teórica e de campo;  a parceria com a SEMAP nas hortas escolares e nas visitas ao Centro Ambiental ; as aula de campo com alunos do Fundamental Anos Finais; a parceria com a Fundação Vovó do Mangue;  as articulações curriculares, como a experiência dos estudantes franciscanos no projeto Passando o Rodo nas praias em Stella Maris e a efetivação do projeto Protegendo as águas subterrâneas de São Francisco do Conde – Fonte do Mato, que representou o munícipio na V Conferência Nacional Infanto-Juvenil pelo Meio Ambiente, através da aluna do Centro Educacional Claudionor Batista, Ana Clara Nunes da Conceição; dentre outras.

No período vespertino, os participantes do encontro colocaram a mão na massa, com o preenchimento de dados na Plataforma Monitora EA. “A partir do momento em que monitorarmos esses indicadores, vamos saber como as ações estão acontecendo, para termos melhorias na  Educação Ambiental brasileira”, finalizou a professora Joselisa Maria Chaves, que integra o corpo docente do  Programa em Rede Nacional para Ensino de Ciências Ambientais – PROFCIAMB e da Pós-graduação Modelagem em Ciências da Terra e do Ambiente – PPGM, ambos da UEFS.

Durante o Seminário Nacional de lançamento da Plataforma Brasileira de Monitoramento e Avaliação de Políticas Públicas de EA, que será realizado em Brasília (DF) no segundo semestre de 2019, serão divulgados os resultados desse mapeamento.