SAMU faz simulado realista de acidentes e atrai pessoas à Praça da Indepêndencia

SAMU 1 O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência – SAMU realizou na manhã desta sexta-feira, dia 6 de dezembro, um simulado prático com sua  equipe de profissionais, na Praça da Independência. O objetivo foi preparar os socorristas para atuar em situações onde aconteçam acidentes envolvendo diversas vítimas.

No treinamento, as equipes tiveram que prestar socorro simultâneo a um falso acidente envolvendo uma moto com duas vítimas e demais pacientes em estado crítico, que estavam em uma kombi, um micro-ônibus e um veículo em chamas. Além disso, um resgate vertical também foi simulado, ou seja, resgate de vítima em altura.

Nosso trabalho é baseado no princípio dos 3Ts: triagem, tratamento e transporte dos pacientes em situação mais grave. O objetivo nesses casos é sempre o mesmo, fazer mais para o maior número de pacientes”, explica o médico responsável pela coordenação de capacitações, Tauá Bahia.

Após o final do treinamento, os profissionais se reuniram na orla, próximo ao local das atividades, para discutir alguns itens de importância para o aprendizado da equipe como: triagem dos pacientes em casos de múltiplos feridos, classificação de risco, gerenciamento do material disponível para o salvamento, quantidade de pessoal qualificado na área para prestar socorro ao paciente, ações de auto-proteção para evitar novos acidentes e outros tópicos.

Cada acidente é único e a prática ao vivo, através do simulado, nos faz perceber no que estamos acertando e errando e assim minimizamos as falhas”, afirmou o sub-coordenador de operações do SAMU em Salvador, Alex Mini.

A ação é uma realização da Secretaria Municipal da Saúde (SESAU), onde participaram mais de 30 profissionais ligados ao SAMU. As representações dos acidentes e simulações das cenas foram tão reais que muitos munícipes se assustaram com o cenário montado na orla para a capacitação. “Eu tomei um susto a primeira vista, pois a cena estava muito bem feita, ainda bem que era só treinamento”, afirmou a servidora pública Aurelina Maria Ferreira, de 53 anos.

O treinamento contou com a parceria do Corpo de Bombeiros de Madre de Deus; Defesa Civil e uma equipe do SAMU de Salvador, que veio para avaliar os procedimentos adotados. Dando suporte ao evento, estiveram presentes os Guardas Municipais e o pessoal do Departamento de Trânsito, órgão ligado a Secretaria Municipal de Serviços Públicos (SESP).