Santo Estevão deu início aos festejos em homenagem ao santo padroeiro local

Santo Estêvão foi palco, nos dias 16 e 17 de dezembro, do I Festival de Mariscos realizado no bairro, da tradicional Lavagem da Igreja de Santo Estevão e da Regata Centenária de Canoas.

Os eventos foram uma iniciativa da Associação Beneficente dos Moradores de Santo Estêvão (ABEMSE) com o apoio da Prefeitura de São Francisco do Conde, através das secretarias municipais de Cultura (SECULT), de Turismo (SETUR), de Serviços, Conservação e Ordem Pública (SESCOP), de Desenvolvimento Econômico (SEDEC) e de Governo (SEGOV).

No sábado, 16, aconteceu o I Festival de Mariscos realizado no bairro. Santo Estevão está localizado a sudeste da sede do município, numa pequena ponta da faixa litorânea de São Francisco do Conde. A população local é formada basicamente por pescadores e marisqueiros que extraem do manguezal vários tipos de moluscos para comercialização e em maior escala para a subsistência. O festival teve o objetivo de externar a identidade gastronômica do bairro, com toda riqueza da mesma. O festival também contou na sua programação com apresentação de shows musicais de Kelly Cristina, moradora da Ilha do Paty; da Banda Meia Hora Só, do Caípe de Baixo; e, de Jean Copque, morador de Santo Estêvão. Na oportunidade, ainda houve o Concurso da Rainha e Princesas dos Marisqueiros. Todas as candidatas eram moradoras do bairro. Confira as ganhadoras:

– Rainha: Michele Esteves

– 1ª princesa: Lavinia Santiago

– 2ª princesa: Thaissa Dias

– Garota Simpatia: Ana Beatriz Santos

– Melhor Vestido: Raiane Copque

Já no domingo, 17, os festejos foram abertos com a tradicional Lavagem da Igreja de Santo Estevão – o santo padroeiro que leva o nome do bairro. O ato de fé contou com a participação do prefeito Evandro Almeida e da primeira-dama Iasmin Barbosa, bem como demais autoridades dos poderes Executivo e Legislativo. Fiéis, moradores do bairro, a comunidade franciscana como um todo, e fiéis de outras regiões também se fizeram presentes na caminhada. O percurso da lavagem saiu do Ilhote e seguiu pelas ruas do bairro até a igreja do santo padroeiro.

Na tarde de domingo, os festejos continuaram com a Regata Centenária de Canoas, que teve como ponto de largada a Ilha de Bom Jesus dos Passos (Salvador) e ponto de chegada Santo Estêvão (São Francisco do Conde). A regata contou com cerca de 250 competidores, com mais ou menos 25 canoas, oriundos de Ilha de Maré (Salvador), Paramana (Salvador), Costa de Fora (Salvador), Maria Guarda (Madre de Deus), Saubara, Acupe (Santo Amaro), São Bento (São Francisco do Conde) e Santo Estêvão (São Francisco do Conde). Confira a premiação completa com os vencedores de cada categoria e seus respectivos prêmios:

VELA GRANDE

1º lugar: Morena (R$ 1.500)

2º lugar: Tricolor de Aço (R$ 900,00)

3º lugar: Tubarão (R$ 700,00)

VELA PEQUENA

1º lugar: Flor da Costa (R$ 900,00)

2º lugar: Só Alegria (R$ 700,00)

3º lugar: Janaina (R$ 500,00)

TRAQUETE GRANDE

1º lugar: Lane (R$ 800,00)

2º lugar: Esperança (R$ 600,00)