Santo Estevão foi palco da tradicional Regata de Canoas

canoas3

Uma das paisagens mais idílicas de São Francisco do Conde foi palco de uma regata no último domingo, dia 11 de dezembro. O evento aconteceu na comunidade de Santo Estevão, cartão postal do município, que serviu de linha de chegada para os competidores da Regata de Canoas. Enquanto esperavam as embarcações movidas a velas, os visitantes e moradores aproveitaram o dia ouvindo música e tomando banho no mar, mas quando as embarcações começaram a se aproximar, a torcida se animou e vibrou junto com os vencedores.

Com tradição de 105 anos, a regata contou com a participação de canoas, vindas de localidades variadas, entre elas: Ilha de Maré, Paramana e Ponta de Nossa Senhora (Salvador); Caboto (Candeias); Acupe (Santo Amaro); Bom Jesus dos Pobres (Saubara) e Maria Guarda (Madre de Deus). A competição reune cerca de 200 a 250 competidores com 25 canoas.

canoas4

Estiveram presentes no evento o prefeito Evandro Almeida, os secretários de Desenvolvimento Econômico, Amarildo Guedes, de Habitação e Regularização Fundiária, Antônio Calmon e outras autoridades.

A largada foi dada em Bom Jesus dos Passos (Salvador) em direção a Santo Estevão (São Francisco do Conde). Os vencedores receberam um troféu e premiações em dinheiro.

canaos6

O organizador do evento, Aldary de Jesus Santos, está a frente da Regata no bairro a cerca de 10 anos. “Esse é o maior evento da comunidade de Santo Estevão e mesmo sem bandas ou grandes atrações as pessoas vem por causa da regata. Hoje, temos aqui mais de duas mil pessoas só pra assistir o evento ”, declarou.

Aldary explicou que as embarcações acomodam entre 5 e 15 pessoas dependendo da categoria  e elas são: vela grande, média e pequena e traquete grande, médio e pequeno.

canoas2

Vela Grande

1º  Dara  – 2º Morena

Vela Média

1º Flor da Costa – 2º Esperança – 3º Kita

Traquete

1º  Tricolor de Aço – 2º A Branca

canoas1

Skip to content