São Francisco do Conde adere ao Programa Segundo Tempo

Segundo_Tempo_2

O Gabinete da Prefeitura de São Francisco do Conde foi palco nesta sexta-feira, 14 de fevereiro, do lançamento do Programa Segundo Tempo no município. A ação ocorre por meio da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (SECEL), com o apoio da Secretaria Municipal da Educação (SEDUC), através de uma parceria com a SUDESB – Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia.

O Programa Segundo Tempo consiste em uma parceria do Governo Federal com o Estadual, através da SUDESB, que intermedia a ação com os municípios para fortalecer o esporte. No estado da Bahia, o programa passa a atuar em 32 municípios. A entrada de São Francisco do Conde permitiu que o atendimento ao programa chegasse ao número de 7.100 alunos, sendo 400 sanfranciscanos.

Na ocasião, a coordenadora de Educação Esportiva da SUDESB, Giselle Henriques, destacou a importância da adesão do município ao programa. “É um grande prazer ter São Francisco do Conde como parceiro. Esse programa trabalha no contraturno das atividades escolares e vem como orientação de vida para esses jovens. O esporte ajuda a saber compartilhar, a saber ganhar e perder e isso é a vida”, enfatiza a coordenadora que estava representando o Diretor da SUDESB Raimundo Nonato, popularmente conhecido como Bobô.

Em São Francisco do Conde o projeto vai acontecer em quatro núcleos: nas quadras da orla marítima (1), de São Bento (1) e no Ginásio de Desportos Edvaldo dos Santos – Baiacão (2) e atuará com um público em idade de 6 e 17 anos, em princípio, contemplando os alunos das escolas Três Marias e Frei Eliseu. Os estudantes passaram por cadastro e participarão de aulas de vôlei, handebol e basquete, dentre outras modalidades, a partir da próxima segunda-feira, 17 de fevereiro.

“São Francisco do Conde estava gritando por esse momento. Esporte é vida, é educação. E quando vemos os jovens sendo tomados pelas drogas nos perguntamos o que fazer para ajudar, para evitar que isso aconteça. O Segundo Tempo vem para que possamos cuidar dos nossos meninos, para que eles tenham ocupação”, destaca a diretora da escola Três Marias, Vanise Souza.

O objetivo do projeto é incentivar o esporte educacional, utilizando-o como uma complementação educacional, a fim de tirar os jovens de situações de risco social.

A prefeita Rilza Valentim falou diretamente com os pequenos da escola Três Marias que estiveram presentes no lançamento: “aproveitem, não faltem! Façam questão de participar, o projeto é para vocês!”.  E disse ainda que “o objetivo é aliar o programa Segundo Tempo ao Educa Chico – que atuará a partir de 2014 com atividades no turno oposto as aulas e permitirá uma bolsa no final do ano para aqueles com bom rendimento, a fim de que possam investir em cursos”.