São Francisco do Conde capacita educadores para a inclusão de crianças autistas na Rede Municipal de Ensino

Professores e gestores educacionais, que atuam na rede municipal de ensino de São Francisco do Conde (BA), estão capacitados para atuar no projeto “O Mundo do Theo”. Uma iniciativa que inova a dinâmica educacional a fim de facilitar a inclusão de estudantes autistas na rede pública.

Partindo do princípio de que todas as pessoas são únicas e têm as suas singularidades, o projeto defende que a inclusão precisa ser construída dentro e fora do ambiente escolar. Por isso, todo o trabalho começa com a formação dos educadores que vão replicar o conteúdo para as salas de aulas e também para as famílias.

Professora Adelma Bessa, da Gerência de Educação Especial da Rede Municipal, afirmou que tem observado crescimento significativo no número de estudantes dentro do Transtorno do Espectro Autista (TEA), fato que tem gerado grande necessidade dos profissionais em saber lidar com a necessidade das crianças, conhecer o manejo para fazer a intervenção adequada e garantir que elas sejam incluídas. Um diferencial importante de O Mundo do Theo, segundo Adelma, é que as ações envolvem toda a equipe escolar e não somente os professores e traz também as famílias para estas vivências.

A sensibilização – que foi realizada na quinta (14) e sexta-feira (15) – também repercutiu entre os demais participantes. O professor Dafenis Brito disse que gostou muito da proposta, principalmente, do personagem Theo. Para ele, Theo representa a realidade da sala de aula, uma criança que precisa ser ouvida e atendida e não colocada como diferente ou desigual. “Por muitos anos a gente não soube entender. Espero que, com esse projeto, nós possamos compreender melhor nossas crianças e possamos também trabalhar junto com elas e fazer esse elo”, declarou o professor.

Coordenadora Pedagógica, professora Simeia Santos compreende bem a realidade das pessoas autistas. Nível I de Suporte, ou seja, com autismo de grau leve, Simeia afirmou que é bastante desafiador ser um autista. A professora gostou muito do projeto e da forma como ele foi apresentado. Ela contou que durante sua trajetória sentiu muitos dificuldades de inclusão, mas só encontrou esse apoio na Igreja. “Sempre fui incentivada a cantar e a falar e isso foi muito bom para mim. Hoje eu consigo desenvolver minhas atividades, dentro das minhas limitações”.

BNCC – Coordenadora da implantação do Projeto Pedagógico, a professora Mestre Fabiana Cáceres, explicou que a metodologia se propõe a fomentar um aprendizado coletivo, por isso, o foco da formação não está na criança com o TEA, mas na rede de pessoas que se relacionam com este aluno.

Conforme recomenda a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), os profissionais são preparados para incentivar habilidades para que as crianças, seus familiares e a comunidade escolar possam desenvolver uma comunicação assertiva, com senso de comunidade e civilidade; empatia e estado de presença, inclusão e aceitação; cooperação e responsabilidade social; resiliência, respeito e pertencimento; superação do capacitismo; redução de situações de bullying e da evasão escolar; leitura, interpretação e escrita.

Projeto – O projeto, da Editora Galeria das Letras, conta com o livros de orientação didática, formação EAD com certificado de 40 horas e ambiente para troca de experiências, a fim de fomentar a conexão de interdisciplinaridade e o desenvolvimento de novas metodologias.

Fonte: Assessoria de Imprensa O Mundo do Theo.