São Francisco do Conde celebrou o Dia da Câmara

A Câmara de Vereadores de São Francisco do Conde viveu um momento histórico com a celebração do dia 29 de junho, que marca o Dia da Câmara no município. A data foi repleta de homenagens ao civismo e cidadania e começou às 05 horas com alvorada de fogos e, em seguida, uma missa em ação de graças aos poderes Executivo e Legislativo, na Capela de Nossa Senhora da Conceição da Praia. Em seguida, houve o hasteamento das bandeiras ao som da Filarmônica Lira 30 de Março e a apresentação de bandas e fanfarras das escolas municipais abrilhantaram o evento.

A sessão solene contou com a Casa Legislativa lotada. O presidente Venilson Chaves (Cravinho) apresentou a cantora Vitória Brandão e, na sequência, o professor e pesquisador Antônio José Batista Sacramento proferiu sua palestra recheada de fatos históricos sobre a participação de São Francisco do Conde nas lutas pela independência e o real significado do dia 29 de junho.

Existe uma versão sobre o passado de São Francisco do Conde que muita gente desconhece. Aliás, a história do município talvez seja uma das mais desconhecidas do Brasil. São Francisco do Conde teve um papel importantíssimo para o país, pois foi uma das primeiras comunidades a existir”, afirmou o professor. A solenidade também contou com a apresentação da Academia de Artes e Letras – ALASFCON, que promoveu um momento de arte, poesia e cultura para a plateia. Todos os versos citados proferiam amor ao município e exaltavam as belezas de São Francisco do Conde. O evento continuou com a homenagem ao ilustre franciscano Osmar Ramos, pelos seus 90 anos de vida. Também foram homenageadas com a Comenda Barão de São Francisco, as câmaras históricas de Cachoeira, Salvador e Santo Amaro. E, em seguida, foi a vez da entrega dos prêmios aos alunos vencedores do Concurso de Redação, que a Câmara realizou em parceria com a Secretaria Municipal da Educação – SEDUC.

O deputado Rosemberg Pinto esteve presente nas comemorações do Dia da Câmara, enaltecendo a importância da luta dos heróis franciscanos para a Bahia e para o Brasil.

O prefeito Evandro Almeida participou de toda agenda e fez um discurso onde frisou a independência como uma conquista constante: “em toda construção da Independência da Bahia, a participação dos franciscanos foi intensa, mostrando a consciência do nosso povo. Nossos antepassados desenharam um novo horizonte e guerrearam por um país melhor. Hoje, temos batalhado para ver nossa gente vivendo de forma mais digna”, frisou o prefeito do município Evandro Almeida. O gestor aproveitou o ensejo para também convidar a comunidade para a entrega do novo prédio do CEAS, no Caípe.

O vereador Cravinho encerrou a sessão falando do compromisso de fazer da Câmara o instrumento eficaz na construção de um novo capítulo de luta e conquistas populares.