São Francisco do Conde comemorou o 29 de junho

Evento_29_junho_2

Representado como um momento de comemoração pela participação da população de São Francisco do Conde nas lutas pela Independência da Bahia, o 29 de junho foi marcado no município pela realização de sessão especial na Câmara de Vereadores, em que cidadãos que prestam serviços relevantes à comunidade também foram reconhecidos através do recebimento de títulos de sanfranciscanos. Entre os componentes da mesa de abertura estavam os 13 vereadores locais, o presidente da Câmara de Vereadores de Simões Filho – Joel Luiz Andrade Cerqueira, o vereador de Candeias – Pastor Lima, o deputado estadual Rosemberg Pinto, o vice-prefeito Evandro Almeida e a prefeita Rilza Valentim.

Na abertura comemorativa, o professor e historiador Paulo César de Jesus foi convidado a palestrar e discorreu sobre o processo que levou a Independência da Bahia, tendo a participação do Recôncavo, sobretudo São Francisco do Conde, como principal responsável pela expulsão dos portugueses das terras baianas. “A Vila de São Francisco foi a mais próspera do Recôncavo e a que mais contribuiu para consolidação da Independência”, afirmou o historiador, completando ainda que o “02 de Julho significou o reforço de todas as datas anteriores alusivas à independência do Brasil”.

Dos títulos de cidadãos sanfranciscanos entregues foram reconhecidos a professora Izabela Maria Mezedini (representada pelo vereador Luís de Campinas), cujos trabalhos pedagógicos já ultrapassam 40 anos de dedicação no município; Paulo Sérgio de Souza, atual secretário municipal de governo, o qual dirigiu anteriormente, ainda na gestão Rilza, a pasta da Secretaria de Planejamento; a Sra. Maria de Fátima Siqueira Dantas, diretora de Trânsito; Sandro Valença da Silva, vereador pelo 4º mandato; e, Cristiana Ferreira dos Santos, secretária municipal da Educação.

A Câmara Municipal de Vereadores também prestou homenagem às Câmaras de Vereadores das cidades circunvizinhas, por onde passa a pira com o Fogo Simbólico da Independência, tais quais as das cidades de Candeias e Simões Filho, presentes ao evento. Todas elas receberam placas comemorativas. Além disso, ex-presidentes da Casa Legislativa de São Francisco do Conde também foram homenageados com as placas comemorativas. São eles: José Malta da Silva, Sandro Valença, Ailton Ferreira, que foi representado por Jurandir Costa, Robson Portugal, Messias Antônio, Sônia Batista, Mário Nogueira e o atual presidente da Casa, Eliezer de Santana.

O Fogo Simbólico chega a São Francisco do Conde, dia 30, às 16h.

Evento_20_junho_1