São Francisco do Conde em Ação desta quarta (21) abordou como tema Educação

sfcacao

Na edição desta quarta-feira, 21, do “São Francisco do Conde em Ação”, a secretária da Educação, Ana Christina Oliveira, foi convidada para falar sobre a Jornada Pedagógica 2015 e os resultados do programa Educa Chico. Além disso, Oliveira mostrou tristeza ao falar sobre o incêndio do prédio da Merendeira, no último domingo (19), onde ficava localizado o depósito de materiais da Secretaria Municipal da Educação – SEDUC.

A Jornada Pedagógica acontecerá entre os dias 04 e 06 de fevereiro e tem como tema ‘Educação se faz com a participação de todos’. Nossa ideia é que esse eixo norteador traga uma proposta de educação pautada num planejamento coeso, interdisciplinar, com foco na análise de resultados, fomentando grupos de discussões entre os diferentes atores que constituem o nosso processo de educação. O tema propõe um repensar da prática pedagógica e nos conduz para um momento de discussão que inclui a família, a comunidade, professores, gestores, a secretária e a gestão. Planejar será o ato central e fundamental da educação neste ano de 2015”, revelou a secretária.

Ao ser questionada sobre os ganhos gerados através do Programa Educa Chico, lançado na Jornada Pedagógica de 2014, Ana revelou que “o programa durante o ano de 2014 foi implementado nas escolas de Ensino Fundamental II. Essas receberam uma bolsa de fortalecimento das ações educativas, a qual permitiria ao aluno que concluísse o ano de 2014, com média acima de cinco, receber uma bolsa que pudesse ser utilizada em ações e atividades que as famílias deveriam direcionar. A ideia é dar uma formação mais integral ao estudante, com atividades desportivas e sociais fora do conteúdo curricular. O programa é um grande conjunto de ações que direcionam ao fortalecimento e a melhoria da qualidade de ensino. Temos assim, a perspectiva de retorno da família à escola. Considero um dos grandes programas iniciados no governo da prefeita Rilza (in memoriam), que tinha um sonho não de premiar o aluno e sim de encaminhá-lo a um futuro melhor dentro do município”, destacou.

A secretária seguiu dizendo que “todos os pais já receberam um Guia do Aluno, com informações de como o aluno pode se encaminhar dentro do projeto e como poderá receber a bolsa. Tem que ter 70 pontos mínimos nas atividades extracurriculares, além da média escolar. O estudante também precisa ser assíduo e participar de ações na comunidade. A ideia é que encerrado o ano letivo todos os alunos com os pontos alcançados possam receber a bolsa. Chamaremos os pais na escola para explicar a logística do pagamento da bolsa do programa. Em 2015 iremos incluir os alunos da EJA, do Ensino Fundamental II. Vai ser um grande incentivo para trazer de volta às escolas os alunos da EJA que estavam desestimulados. O objetivo é que tenhamos um fortalecimento no ensino municipal com essas ações”.

Outro assunto comum ao início do ano letivo é a quantidade de vagas oferecidas pelas creches da cidade. Ao ser questionada por uma ouvinte sobre a construção de novas creches, a secretária declarou: ”temos apenas três creches no município: Casulo, Maria das Mercês e uma no Caípe, que não é municipal. A nossa intenção é construir mais cinco creches. Essa é uma preocupação do nosso gestor, em função de entendermos que a criança adentra na escola a partir da creche. Precisamos investir muito rapidamente nesse segmento. Temos hoje uma creche sendo construída no Gurujé. A escola Robertina de Educação Infantil passará a funcionar como creche. Estamos ampliando algumas escolas e estudando demandas em cada localidade. Analisando a construção de mais três ou quatro creches, de acordo com as demandas”.

Outra ouvinte questionou sobre a ausência dos professores em sala de aula pelo Programa Mais Educação para participar de cursos. Ana Christina declarou que “esse é um programa Federal, que chega ao município através de um censo que indica as necessidades de cada localidade, e ele chega para preencher lacunas dentro da perspectiva das disciplinas. É uma forma de conduzir os alunos para o horário integral. Porém, o município e a secretaria precisam reestruturar como o programa continuará sendo aplicado na cidade. Iremos programar as ações de formação para que não impactem nas ações em sala de aula”.

Para finalizar, a secretária também declarou tristeza pelo incêndio no espaço de depósito da SEDUC, que queimou todo material comprado para o início do ano letivo. “Sou movida pelo desafio e tenho contado com minha equipe para iniciar o ano letivo com tudo que estava programado”, finalizou.