São Francisco do Conde em Ação falou do Pacto pela Educação, implantação de uma Unidade de Pronto Atendimento, ações de segurança pública e emancipação política

sfcacaoA 19ª edição do São Francisco do Conde em Ação entrevistou o prefeito Evandro Almeida, que falou sobre a adesão ao programa Pacto pela Educação, pedido de implantação de uma Unidade de Pronto Atendimento – UPA e um Centro de Anemia Falciforme no município, além de ações voltadas para ampliação da segurança pública. O prefeito falou ainda do projeto de lei que estabelece a Data-base do servidor público, a festa de emancipação política e a divisão dos royalties do petróleo.

Sobre as comemorações da emancipação, o prefeito falou que “foi realmente uma festa linda e maravilhosa, quero agradecer aqueles que foram prestigiar esse belíssimo evento. Infelizmente, não pude comparecer ao ato cívico pela manhã, pois estive em evento do Governo do Estado junto com 309 prefeitos para assinatura do Pacto pela Educação, que vai ajudar a melhorar a educação de todos os municípios. Assim que terminou o evento, me dirigi a São Francisco do Conde, onde me divertir nos shows junto com o povo. Quero parabenizar a nossa cidade que com 77 anos está cada dia mais jovem e mais bonita”, declarou.

Já sobre a pauta Saúde, Evandro Almeida revelou que a cidade está em diálogo com o estado na tentativa de implantar uma Unidade de Pronto Atendimento – UPA e também um Centro de Anemia Falciforme. Além disso, foi conversada a possibilidade de construção de um novo hospital municipal. “Esses temas têm avançado muito. Quero agradecer mais uma vez ao nosso deputado Jorge Solla, que marcou uma audiência com o Ministro da Saúde para reivindicar mais um hospital para São Francisco do Conde, devido também ao curso de Medicina que será implantado na Unilab em 2016. Falamos de um hospital regional para atender aos municípios circunvizinhos, solicitei do ministro  também uma UPA para atender a população. O ministro disse que vai fazer o máximo para atender ao nosso povo”.

Quanto ao Centro de Referência em Anemia Falciforme, o prefeito voltou a agradecer ao deputado federal Solla, que destinou um recurso de cerca de R$ 300 mil, através de uma emenda parlamentar, com o objetivo de comprar equipamentos e dar apoio técnico ao espaço que será implantado.

Outro tema na pauta do programa foi a segurança pública. “Estive mais uma vez com o secretário de Segurança Pública do Estado pedindo o aumento do efetivo e conversamos sobre as viaturas que estamos cedendo para ajudar na segurança do município. Nosso papel é esse estar lá cobrando para melhorar a nossa segurança. Também estive na Gocil, em reunião, onde fui informado sobre a instalação de mais 14 câmeras com um software de última geração que vai possibilitar até a leitura das placas dos veículos. Quero parabenizar a Gocil por mais este empreendimento”.

Sobre a Data-base dos servidores, o prefeito Evandro Almeida falou que “1° de abril será a Data-base dos funcionários de São Francisco do Conde. Essa era uma luta do sindicato há muito tempo e o aumento será de 8%. 1° de abril será conhecido como o Dia da Verdade para São Francisco do Conde e para os funcionários estatutários e uma coisa eu garanto a vocês: vou continuar lutando pelos funcionários em todas as categorias”.

Um assunto polêmico tratado no programa foi a nova distribuição dos royalties do petróleo. E sobre a perda do município com relação a essa fonte de arrecadação, o prefeito falou: “estive participando da reunião da ABRAMT, já que São Francisco do Conde faz parte dos municípios produtores de petróleo e a preocupação é a perda que vamos ter desta arrecadação. Torno a repetir que nós estamos nessa luta. Os royalties só vão começar a ser distribuídos da forma como se vem discutindo após o pré-sal. Não é justo que os municípios que recebem os royalties e produzem dividam com outros antes do aumento da arrecadação através do pré-sal”, frisou.