São Francisco do Conde em Ação: O convidado da semana foi o secretário de Desenvolvimento Econômico Amarildo Guedes

radioprograma1

O secretário de Desenvolvimento Econômico de São Francisco do Conde, Amarildo Guedes, foi o convidado desta quarta-feira (06), do programa de rádio São Francisco do Conde em Ação. Entre as pautas do bate-papo estavam: o Racing Days, evento esportivo de velocidade que será realizado no Autódromo Internacional da Bahia, na BA-522. Além disso, Mônica França e Henrique Pena conversaram também sobre oportunidades no mercado de trabalho local, cursos profissionalizantes e outros temas com o secretário.

Sobre o Racing Days, que acontece entre os dias 16 e 17 de maio, evento automobilístico que envolve corrida e diversas outras atrações voltadas para os amantes de velocidade e outros públicos, o secretário garantiu que a equipe da SEDEC está trabalhando para que o espaço esteja pronto. “No que depender da secretaria e da Prefeitura todos os equipamentos vão trabalhar para garantir que o espaço possa proporcionar tudo a que ele se destina. O Racing Days vai ter no sábado (16) diversas mostras e no domingo (17) haverá a corrida no barro. O Racing Days é um conjunto de eventos voltados para o automobilismo”, explicou Amarildo.

Amarildo Guedes também falou que “esse é um empreendimento muito importante para atrair desenvolvimento para o município. Aqui vão ser realizados eventos como Campeonato Brasileiro de Kart, eventos de automobilismo com dimensões nacionais e a área será utilizada o ano todo e não apenas para eventos automibilisticos, mas para shows e feiras”. Amarildo salientou que a cosntrução do autódromo atrai novos investimentos para a cidade como uma equipe de São Paulo que demostrou interesse na construção de um parque aquático em São Francisco do Conde.

O secretário ainda falou da questão de emprego. A Região Metropolitana de Salvador tem registrado uma taxa alta de desemprego, conforme os dados da Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia e ele apresentou quais seriam as alternativas para São Francisco do Conde.

radioprograma

Nós estamos buscando outras vias de geração de emprego e cursos nas áreas da construção civil, pois em breve a Unilab será ampliada e com certeza precisará desta mão de obra. Estamos trabalhando com a capacitação de pedreiro, encanador, eletricista e outros. Ao todo, 24 milhões vão ser investidos na UNILAB, através do Governo Federal, e parte deste recurso será para a mão de obra. De concreto temos esse projeto, além do pacote de obras que o prefeito está preparando com reforma de casa, pistas, praças e outros”, declarou.

Com relação a formação e qualificação profissional, ele falou dos cursos de solda, salvatagem, e recepção para funcionários da gestão, que já estão acontecendo ou foram concluídos e falou que estão em licitação para contratação dos cursos de lixador, caldeiraria e solda, além da parte de operação de guindastes. Todos voltados para a área industrial, já que a cidade possui uma refinaria que funciona em seu território.

O secretário Amarildo Guedes explicou ainda que encomendou uma pesquisa que vai apontar a vocação profissional dos franciscanos, de modo a buscar cursos voltados para áreas onde eles se identificam mais.