São Francisco do Conde em Ação recebeu o secretário de Habitação, Regularização Fundiária e Infraestrutura do município, Ruy Barbosa

sao francisco do conde em ação programa radio 2016

O programa de rádio São Francisco do Conde em Ação desta quarta-feira, dia 20 de abril, recebeu o secretário de Habitação, Regularização Fundiária e Infraestrutura do município, Ruy Barbosa.

O secretário iniciou o programa falando do adiamento da entrega da Praça Everaldo Clementino de Jesus, que beneficiará a comunidade de Santo Estevão. A entrega estava prevista para as 15h, da quarta-feira (20), porém, foi adiada, devido ao falecimento do ex-vereador do município, Zé Carlos.

Eu quero deixar aqui minhas condolências a família do ex-vereador Zé Carlos. A praça está pronta e é composta de academia ao ar livre, parque infantil e a população opinou no projeto e pediu para construir um banheiro público, que foi feito, e a comunidade está satisfeita. O prefeito continua mantendo sua palavra em fazer um espaço de lazer conforme o que a população gostaria que fosse feito. E Evandro, cumprindo com sua palavra, estará entregando esse equipamento belíssimo”, afirmou o secretário. Uma nova data será informada para a entrega do equipamento público.

Outro tema abordado no programa foi a reforma de escolas. “Existem dúvidas e é bom esclarecer as situações. A Prefeitura fez um diagnóstico da estrutura municipal escolar, onde se detectou que era necessário fazer grandes intervenções em praticamente todas as escolas e não apenas pinturas e outros reparos. Então, ficou claro que era necessário reformamos e/ou ampliarmos essas escolas e de uma forma inédita neste município estamos reformando de fato as escolas. Na Escola Cruz Rios, o diretor agradeceu pela reforma e ampliação. E a comunidade que está sendo prejudicada neste momento será muito mais beneficiada, por que vai ter uma escola totalmente recuperada com áreas de lazer, bibliotecas e refeitório. Esse é o objetivo da Secretaria da Educação juntamente com o prefeito Evandro. Nós também estamos ampliando em mais de 10 escolas a capacidade de reservação de água, para que os alunos não tenham mais dificuldade com a falta de água”. Outra informação importante que o secretário passou é que a Escola de Educação Infantil, Monteiro Lobato, está sendo climatizada. Um feito inédito no município e isso demanda tempo. “Temos certeza de que estamos no caminho certo”, pontuou.

O secretário também deu previsões sobre a entrega das reformas que ainda faltam ser concluídas. “Estamos finalizando a Escola do Macaco e a Escola Girassol em Santo Estevão está iniciando sua ampliação. Vale salientar que das 42 escolas que fizemos intervenções, apenas 08 atrasaram no cronograma. Nós estamos preocupados com essa situação e ainda temos mais uma escola para ampliar, no Monte Recôncavo, que faremos intervenções no mês de junho, mas não podemos deixar os estudantes sem espaço adequado”.

O secretário falou também das obras do projeto TranSFormar – Para Nossa Cidade Avançar Ainda Mais. “O projeto TranSFormar atinge todo o município e estamos na correria para entregar essas obras na sede e em todos os bairros. Estamos trabalhando em toda a infraestrutura do bairro de Jabequara. No Loteamento São Jorge estamos calçando e, não apenas isso, tem drenagem, passeio, paisagismo; estamos entregando o campo da Jabequara da Areia e a comunidade pediu melhorias no esgotamento sanitário e já começamos a obra. No Coroado, fizemos intervenções na pavimentação e praças. Já em Paramirim vai ter uma belíssima praça. Uma obra com a identidade do prefeito e com a intervenção da população que opinou. Já no Monte melhoramos a pavimentação e entregamos um espaço de lazer e um equipamento de lazer. A comunidade de Campinas está ansiosa e no São João o pessoal vai curtir a festa em uma nova praça. Também faremos melhorias no campo de futebol do bairro. Temos o CRAS e PSFs. Toda semana vamos estar entregando obras e quero ver todo mundo acompanhando esse programa que veio para transformar”.

Ruy Barbosa falou ainda sobre o programa Sonho Meu – Minha Casa de Verdade. “Esse programa está de vento em pôpa e vamos entregar casas no Coroado, na sede, na Muribeca, em Caípe e Jabequara e vamos retomar as obras desse programa. As casas agora têm uma qualidade espetacular! Eu peço a vocês pra irem in loco ver as casas que têm 50 m², cerâmica, bancada de granito”, desafiou o gestor da pasta responsável pela obra.

Ele ainda falou que a secretaria presta atendimento a população às quintas-feiras. E pediu aos ouvintes que não possuem banheiros, que passem na secretaria, onde uma equipe multidisciplinar está à disposição da comunidade.

E em primeira mão, o secretário anunciou que vai entregar os primeiros títulos do programa Meu Lar, de Regularização Fundiária. “Vamos entregar 400 títulos nos próximos dias e vai ser uma belíssima festa no município. São 1.872 títulos no total para dar a população”.